-
II. Na Segunda Forma Normal (2FN), para relações em que a chave primária
contém apenas um atributo, nenhum atributo não chave deverá ser funcionalmente dependente da chave primária.
ERRADO
A 2FN diz que, se você tiver uma chave composta, então os atributos que não são chaves deverão ser funcionalmente dependete da chave composta, e não apenas de um atributo da chave composta.
Ex.: R(A,B,C,D) --> C ou D não podem depender somente de A ou B separados.
Obs.: se a chave da relação for composta de apenas 1 atributo, já é 2FN automaticamente
-
http://www.diegomacedo.com.br/normalizacao-de-um-banco-de-dados/
-
Com base nos professores Débora Reis e José Bernardo Neto, o processo de normalização proposto por Codd baseia-se no conceito de forma normal, ou seja, este processo conduz um esquema de relação por meio de uma bateria de testes para certificar se ele está na 1ª, 2ª e 3ª Formas Normais. Essas três Formas Normais são baseadas em dependências funcionais dos atributos do esquema de relação:
1ª Forma Normal: Prega que todos os atributos de uma tabela devem ser atômicos (indivisíveis), ou seja, não são permitidos atributos multivalorados, atributos compostos ou atributos multivalorados compostos, isto é, uma tabela encontra-se na 1FN quando não contém tabelas aninhadas. (Item I Verdadeiro)
2ª Forma Normal: Uma tabela encontra-se na 2FN quando, além de encontrar-se na 1FN, cada coluna não chave, depende da chave primária completa. (Item II Falso)
3ª Forma Normal: Uma tabela encontra-se na 3FN quando, além de encontrar-se na 2FN, toda coluna não chave, depende diretamente da chave primária, isto é, quando não há dependências transitivas. (Item III Verdadeiro)
-
Creio que a afirmativa III também está INCORRETA.
3FN diz que não pode existir a dependência transitiva, contudo esse tipo de dependência é entre atributos que não seja chave ou parte dela.
-
Na 3FN a dependencia entre os atributos não chaves eh funcional, e eh transitiva entre o atributos naõ chave e a chave primaria.
Ex: R(A, B, C).
Sendo A a chave primaria, B -> C; ou seja, B determina C e C depende funcionalmente de B, dependendo transitivamente da chave primaria.
-
Gabarito correto. Explicando a afirmativa III
Na Terceira Forma Normal (3FN), não devem existir dependências transitivas de um atributo não chave sobre a chave primária.
Ou de outra forma:
Na Terceira Forma Normal (3FN), não devem existir dependência funcional de um atributo não chave sobre outro atributo não chave.
Navathe 6a edição, pág 653
-
Caros,
O erro da terceira afirmativa, ao meu ver:
R(A, B, C, D), Se C -> B. (C depende apenas de B) então não está na segunda forma normal e, por conseguinte, não está na 3FN.