Achei a alternativa "a " um pouco mais aprofundada.
Segue algumas das explicações do professor João Antõnio (EVP).
O protocolo usado na Web para a transferência das páginas é o HTTP (Hypertext Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hipertexto), que é um protocolo de aplicação da pilha TCP/IP, como já foi visto, e que utiliza a porta 80 sobre o TCP.
“Ei, João, explica de forma fácil: qual a diferença entre HTTP e HTML?”
Simples, leitor: HTML é a linguagem que é usada para fazer páginas. HTTP é a linguagem (protocolo) usada para trazer páginas. Todas as páginas Web são trazidas aos nossos micros por meio de HTTP.
Para ler as páginas em HTML (Figura 9.18) e transformá-las naquela beleza que conseguimos ver e ler tão organizadamente (Figura 9.17), é necessário possuir um programa capaz de interpretar o que o HTML significa e, em seu lugar, posicionar figuras, letras, efeitos como negrito, itálico, sublinhado etc. Esse programa é conhecido como Browser (ou navegador) e é o nosso cliente Web, pois é o responsável por solicitar os dados das páginas a partir do servidor Web.
Resumo da ópera (conforme o que entendi através dos trechos acima):
O protocolo HTTP transfere o páginas e por óbvio estas já foram feitas pelo protocolo HTML e antecendente a este trabalhou o programa conhecido como Browser na interpretação do HTML, transformando nas páginas a que acessamos e que por sua vez são documentos hiper mídias.
A saber: As páginas Web são escritas em uma linguagem conhecida como HTML (Hyper Text Markup Language – Linguagem de Marcação de Hipertexto). Essa linguagem é “universal” para a Web.
É onde ninguém nos ver e quando o mundo dorme... é na madrugada de um intenso estudo que Deus nos molda aos nossos propósitos.
Bons estudos:)