SóProvas


ID
639373
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quando um navegador de Internet apresenta em sua barra de status um ícone de cadeado fechado, significa que

Alternativas
Comentários
  • Existem pelo menos dois itens que podem ser visualizados na janela do seu browser, e que significam que as informações transmitidas entre o browser e o site visitado estão sendo criptografadas.

    O primeiro pode ser visualizado no local onde o endereço do site é digitado. O endereço deve começar com https:// (diferente do http:// nas conexões normais), onde o s antes do sinal de dois-pontos indica que o endereço em questão é de um site com conexão segura e, portanto, os dados serão criptografados antes de serem enviados. A figura 1 apresenta o primeiro item, indicando uma conexão segura, observado nos browsers Firefox e Internet Explorer, respectivamente.

    Alguns browsers podem incluir outros sinais na barra de digitação do endereço do site, que indicam que a conexão é segura. No Firefox, por exemplo, o local onde o endereço do site é digitado muda de cor, ficando amarelo, e apresenta um cadeado fechado do lado direito.

    [https - identificando site com conexão segura] 
    Figura 1: https - identificando site com conexão segura.

    O segundo item a ser visualizado corresponde a algum desenho ou sinal, indicando que a conexão é segura. Normalmente, o desenho mais adotado nos browsers recentes é de um "cadeado fechado", apresentado na barra de status, na parte inferior da janela do browser (se o cadeado estiver aberto, a conexão não é segura).

    A figura 2 apresenta desenhos dos cadeados fechados, indicando conexões seguras, observados nas barras de status nos browsers Firefox e Internet Explorer, respectivamente.

    [Cadeado -- identificando site com conexão segura] 
    Figura 2: Cadeado -- identificando site com conexão segura.

    Ao clicar sobre o cadeado, será exibida uma tela que permite verificar as informações referentes ao certificado emitido para a instituição que mantém o site (veja seção 2.6), bem como informações sobre o tamanho da chave utilizada para criptografar os dados.

    É muito importante que você verifique se a chave utilizada para criptografar as informações a serem transmitidas entre seu browser e o site é de no mínimo 128 bits. Chaves menores podem comprometer a segurança dos dados a serem transmitidos. Maiores detalhes sobre criptografia e tamanho de chaves podem ser obtidos na Parte I: Conceitos de Segurança.

    Outro fator muito importante é que a verificação das informações do certificado deve ser feita clicando única e exclusivamente no cadeado exibido na barra status do browser. Atacantes podem tentar forjar certificados, incluindo o desenho de um cadeado fechado no conteúdo da página. A figura 3 ilustra esta situação no browser Firefox.http://cartilha.cert.br/fraudes/sec2.html#subsec2.4


    Ah! essa questões é informática e está na area de RL...
    Força Parceirosss
     

  • Essa questão é de informática e não consegui alterar o local da disciplina.
  • Resposta correta: letra E
  • Antes de submeter qualquer informação pessoal, assegure que você está realmente no site que você pretende estar. No Microsoft® Internet Explorer, você pode fazer isso verificando o cadeado amarelo na barra de status. Esse símbolo significa que o site utiliza complementos para ajudar a proteger qualquer informação pessoal sensível – número de cartão de credito, números do RG e CPF, detalhes do pagamento – que você fornecer.

    Clique duas vezes no ícone cadeado para exibir o certificado de segurança do site. Este certificado é a prova da identidade deste site. Quando você verifica o certificado, o nome que segue Emitido  deve combinar com o site que você pensa estar. Se o nome difere, você pode estar em um site falso. Se você não tem certeza se o certificado é legítimo, não forneça nenhuma informação pessoal. Deixe o site.
    https://www.microsoft.com/brasil/security/incidentes/spoof.mspx
  • O Internet Explorer 8 oferece múltiplos recursos de segurança inter-relacionados para ajudar a proteger o computador contra malware (códigos mal-intencionados ou softwares indesejados, incluindo worms, vírus, adware e spyware). Entre as proteções de segurança dinâmicas do navegador estão os meios de proteção para ajudar a assegurar que as informações pessoais não caiam nas mãos de websites fraudulentos ou enganosos. 

    Note a presença do cadeado de segurança (ao navegar pela página, logo após a barra de endereços, o Virtual Vision falará “Relatório de segurança, botão de ação”). Isso indica que estamos num ambiente seguro. Se você pressionar Enter nesse botão, serão exibidos detalhes sobre o site (leia essas informações pressionando a seta pra baixo). 

    Se por acaso acessarmos um site com problemas de segurança, o Internet Explorer é capaz de identificar essa condição e nos mostrar que o site não é seguro. Logo após a barra de endereços, encontraremos o botão “Erro do certificado”. Pressionando o botão direito do mouse, novamente poderemos ler detalhes sobre o certificado.

    Algumas empresas utilizam certificados compartilhados. Trata-se de uma prática comum de empresas que possuem diversos domínios, ou prestam serviços de Internet e hospedagem de sites, que, para baratear custos, expõem seus dados a grandes riscos.

    FONTE: http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/IE8/Acessando%20sites%20com%20certificados%20de%20seguran%C3%A7a%20(cadeado).HTM

  • O cadeado indica que a comunicação entre navegador e o site ocorre pelo protocolo HTTPS, ou seja, de forma criptografada.

    Resposta certa, alternativa e).