SóProvas


ID
639439
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um importante aspecto da Zoonose está relacionado às doenças e infecções que se transmitem naturalmente entre os animais e o homem. Nesse contexto, faz-se necessário desenvolver ações de controle dos

Alternativas
Comentários
  • a) Histoplasmose: é uma micose sistémica, ou seja, uma doença causada por um fungo, o Histoplasma capsulatum, que afecta os órgãos internos. Estes fungos vivem na natureza de forma livre (alimentando-se de detritos orgânicos) e a infecção humana acontece após inalação dos seus esporos

    c) Tifo murino: O tifo murino endêmico é transmitido pela pulga do rato, Xenopsylla cheopis, quando contaminada. A bácteria responsável pela doença é transmitida pela picada: 'Rickettsia typhi'

    d)  Leptospirose: transmitida pela água e urina dos animais principalmente ratos.

    e) Peste bubônica: A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis[4], transmitida ao ser humano através das pulgas (Xenopsylla cheopis) dos ratos-pretos (Rattus rattus) ou outros roedores.






  • Gabarito B

    Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Homens e outros animais também podem hospedar o parasita.

    O homem adquire a infecção por três vias: ingestão de oocistos provenientes do solo, areia, latas de lixo contaminados com fezes de gatos infectados; ingestão de carne crua e mal cozida infectada com cistos, especialmente carne de porco e carneiro; por intermédio de infecção transplancentária, ocorrendo em 40% dos fetos de mães que adquiriam a infecção durante a gravidez. 

    O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, ocorre de 10 a 23 dias, quando a fonte for a ingestão de carne; de 5 a 20 dias, após ingestão de oocistos de fezes de gatos. Não se transmite diretamente de uma pessoa a outra, com exceção das infecções intrauterinas. Os oocistos expulsos por felídeos esporulam e se tornam infectantes depois de 1 a 5 dias, podendo conservar essa condição por 1 ano. 


  • As fezes dos felídeos realmente carreiam oocistos do toxoplasma que se reproduzem sexuadamente no intestino destes, que é o hospedeiro definitivo, porém, não existe ações de controle dos gatos, as ações de controle são higiênico sanitárias. Ações de controle são medidas para ELIMINAR o meio de transmissão vetorial, e o gato (hospedeiro definitivo) não transmite o oocisto ao humano, somente elimina nas fezes. O ser humano se infecta ingerindo verdura mal lavada, carne crua ou mal cozida de outros animais que possam estar infectados. Questão que possivelmente fora alvo de muitos recursos, quiçá de anulação.

  • Questão mal elaborada!!!

    TOXOPLASMOSE: A CULPA NÃO É DO GATO!!!!