SóProvas


ID
639532
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Usado para combinar o resultado conjunto de duas ou mais instruções select, considerando que cada select deve ter o mesmo número de colunas, as quais devem ter tipos de dados similares. Além disso, as colunas em cada instrução select devem estar na mesma ordem. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Existem operações de união de conjunto (UNION), diferença de conjunto (EXPECT), e interseção de conjunto (INTERSECT). As relações resultantes dessas operações de conjunto são conjuntos de tuplas; ou seja, tuplas duplicatas são eliminadas do resultado. Essas operações de conjunto se aplicam apenas a relações compatíveis com união, de modo que precisamos garantir que as duas relações em que aplicamos a operação tenham os mesmos atributos e que os atributos apareçam na mesma ordem nas duas relações.

    Navathe, 6ed, pg 68
  • O operador UNION combina os resultados de duas ou mais queries em um único result set, retornando todas as linhas pertencentes a todas as queries envolvidas na execução. Para utilizar o UNION, o número e a ordem das colunas precisam ser idênticos em todas as queries e os data types precisam ser compatíveis.

    Logo,
     
                    A resposta correta: "b"

    Fonte: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/945/sql-utilizando-o-operador-union-e-union-all.aspx

  • Lembranco:

    "A o peração union elimina automaticamente as duplicidades, aocontrário da cláusula select."

    Abraham Silberchatz
  • Complementando o comentário do colega Marcelo, se há a necessidade de repetições, então deve ser utilizado UNION ALL.

  • O objetivo do comando SQL UNION é combinar os resultados de duas consultas. A este respeito, UNION é algo semelhante a JOIN, pois ambos são utilizados para relacionar informações de várias tabelas. Uma restrição de UNION é que todas as colunas correspondentes devem possuir o mesmo tipo de dados. Além disso, ao utilizar UNION, apenas são selecionados valores diferentes (semelhante a SELECT DISTINCT).