SóProvas


ID
639562
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Essa API permite que aplicações Java EE acessem transações de uma forma independente de implementações específicas. Ela especifica interfaces Java padrão entre um gerente de transação (transaction manager) e as partes envolvidas em um sistema de transações distribuídas: a aplicação transacional, o servidor Java EE, e o gerente que controla o acesso aos recursos compartilhados afetados pelas transações. Define ainda a interface UserTransaction que as aplicações podem utilizar para iniciar, confirmar ou anular transações.

A API citada no texto é a

Alternativas
Comentários
  • De acordo com os sitios http://www.ibm.com/developerworks/br/java/newto/ e http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=4590, seguem abaixo algumas considerações

    b) O JPA é um framework utilizado na camada de persistência para o desenvolvedor ter uma maior produtividade, com impacto principal num modo para controlar a persistência dentro de Java. As mais famosas implementações que seguem a JPA são o Hibernate e o Toplink. (Alternativa incorreta)

    c) Java Transaction API (JTA) é uma API de alto nível, independente de implementação e de protocolo que permite que aplicativos e servidores de aplicativos acessem transações (Alternativa correta)

    d) Java Naming and Directory Interface (JNDI) fornece aplicativos Java com uma interface unificada para vários serviços de nomenclatura e de diretório na corporação, permitindo a conectividade total com serviços de nomenclatura e de diretório corporativos heterogêneos. (Alternativa incorreta)

    e) A tecnologia Enterprise JavaBeans (EJB) usa um modelo de componente para simplificar o desenvolvimento de aplicativos de middleware com suporte automático para serviços, como transações, segurança e conectividade de banco de dados. (Alternativa incorreta)

  • Java Transaction API, ou JTA, é uma API pertencente à plataforma Java EE. Ela disponibiliza uma interface para a demarcação de transações em aplicações escritas na linguagem Java. Esta interface é a mesma independentemente da forma como foi implementado o monitor de transação.

  • JPA - java persistency api. Para resolver mapeamento objeto relacional, o framework Hibernate eliminava a necessidade de mapear classes para tabelas manualmente. Do hibernate, o JPA surge atraves do JCP. JPA possui um conjunto de interfaces e classes para serem utilizadas em aplicações Java, fazendo parte da especificação JEE desde a versão 5.0. Enquanto que a abordagem tradicional é utilizar o JDBC para esta comunicação, o JPA usa um conjunto de classes e interfaces que são implementadas por um provedor JPA. Este provedor JPA interage diretamente com o JDBC, comunicando com o banco de dados desejado.

     

      JTA. - Java Transaction API especifica interfaces padrão entre gerenciador de transações e partes envolvidas em um sistema de transações distribuídas.

     

    JNDI. - Java Naming and Directory Interface, permite a busca de objetos de forma distribuída simplesmente por nome. O cliente abstrai os detalhes dà implementação do que está sendo buscado. Em suma, quer procurar algo sem saber como? usa JNDI.

     

    EJB. - enterprise java beans. padrao que possibilita recursos disponibilizados de modo automatico pelo application server tais como transacoes, segurança, remotabildiade etc