SóProvas


ID
640456
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Na distribuição Linux openSUSE, um servidor LDAP pode ser manualmente iniciado pelo comando de shell

Alternativas
Comentários
  • Fica a dica para os demais colegas de concurso:

    (...)

    O LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) é um protocolo aberto para acesso a informações armazenadas em um diretório central. Os servidores LDAP permitem centralizar as informações de autenticação da rede (usuário, senhas, diretórios de arquivos, permissões e assim por diante) em um servidor central, que pode ser acessado a partir de qualquer máquina da rede. Com isso, ao cadastrar um novo usuário no servidor, ele passa a poder fazer login em qualquer uma das máquinas da rede e tem acesso aos compartilhamentos de rede definidos por você a partir de qualquer uma delas, o que permite reduzir brutalmente o trabalho de administração em uma grande rede.

    (...)

    Fonte de pesquisa: http://www.hardware.com.br/tutoriais/opensuse3/


    Continuando:

    (...)

    Depois que o servidor LDAP estiver totalmente configurado e todas as entradas desejadas tiverem sido realizadas de acordo com o padrão descrito na Seção 25.4, “Tratamento de dados no diretório LDAP”, inicie o servidor LDAP como root inserindo rcldap start. Para interromper o servidor manualmente, insira o comando rcldap stop. Solicite o status do servidor LDAP em execução com o rcldap status.

    (...)

    Fonte de pesquisa: http://guidalinux.altervista.org/suselinux-manual_pt_BR-10.1-10/sec.ldap.slapd.html
  • Geralmente os scripts para inicialização de serviços no openSuse possuem seus nomes inciados por RC. Exemplos: rccups; rcsmb; rcbluetooth.
  • Quando fiz a questão pela primeira vez, pensei o mesmo que adriano: que questão decoreba! Mas com a dica de Fábio, já acertei ela (quando fiz novamente), e outras questões similares :)

    Bastava saber que começa com rc...