Segundo a NBR 7198/93
A) O ramal de alimentação de água fria deve ser executado de modo a não permitir o esvaziamento do aquecedor, a não ser pelo dreno. ERRADA!
B) É vedado o caso de respiro coletivo. ERRADA!
C) É vedado o uso de válvula de retenção no ramal de alimentação de água fria do aquecedor quando este ramal de alimentação de água por gravidade não for protegido por respiro. ERRADA!
D) A tubulação de alimentação da água fria deve ser feita com material resistente à temperatura máxima admissível da água quente. ERRADA!
E) A saída da tubulação de água quente deve ser provida de respiro. CERTA!
NBR 7198/1993
5.1.3 A instalação dos aquecedores de acumulação deve observar as seguintes condições:
a) O ramal de alimentação de água fria deve ser executado de modo a não permitir o esvaziamento do aquecedor, a não ser pelo dreno.
b) É vedado o caso de respiro coletivo.
c) É vedado o uso de válvula de retenção no ramal de alimentação de água fria do aquecedor, quando o ramal de alimentação de água por gravidade não for protegido por respiro.
d) A tubulação de alimentação da água fria deve ser feita com material resistente à temperatura máxima admissível da água quente.
e) A saída da tubulação de água quente deve ser provida de tubulação de respiro.
NBR 7198, Projeto e execução de instalações prediais de água quente.
-> quando alimentado por gravidade, o aquecedor deve ter o seu nível superior abaixo do nível inferior da derivação no reservatório de água fria.
5.1.3 A instalação dos aquecedores de acumulação deve observar as seguintes condições
a) o ramal de alimentação de água fria deve ser executado de modo a não permitir o esvaziamento do aquecedor, a não ser pelo dreno;
-> é vedado utilizar válvula de retenção no ramal de alimentação de água fria por gravidade do aquecedor, quando este ramal não for protegido por respiro.
-> deve existir o uso de dreno e respiro na saída da tubulação de água quente.
-> no caso de instalações coletivas, é vedada a utilização de um único dispositivo de respiro.
JÁ CAIU..
-> o ramal de alimentação de água fria deve ser executado de modo a não permitir o esvaziamento do aquecedor, a não ser pelo dreno.
-> é vedado o caso de respiro coletivo.
-> Temperatura da água
A instalação de misturadores é obrigatória se houver possibilidade de a água fornecida ao ponto de utilização para uso humano ultrapassar 40ºC. Na instalação de misturadores, deve ser evitada a possibilidade de inversão de água quente no sistema frio, ou vice-versa, em situações normais de utilização.
-> A pressão estática máxima nos pontos de utilização não deve ser superior a 400 kPa.
-> A velocidade da água nas tubulações não deve ser superior a 3 m/s.
-> A verificação da estanqueidade deve ser feita com água quente a 80ºC, com pressão hidrostática interna de 1,5 vez a pressão estática de serviço, ensaio que deve ser executado, sempre que possível, em trechos da tubulação antes de estes trechos receberem eventual isolamento térmico e acústico ou serem recobertos.
c) a saída da tubulação de água quente deve ser provida de respiro;
d) quando o respiro não for de execução prática, deve ser substituído por dispositivo de idêntico desempenho;
(...)
h) é vedado o caso de respiro coletivo