SóProvas


ID
64150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a mensagens de correio eletrônico e a conceitos
relacionados a Internet e intranet, julgue os itens seguintes.

Para se enviar uma mensagem confidencial de correio eletrônico, cujo conteúdo não deva ser decifrado caso essa mensagem seja interceptada antes de chegar ao destinatário, é suficiente que o computador a partir do qual a mensagem seja enviada tenha, instalados, um programa antivírus e um firewall e que esse computador não esteja conectado a uma intranet.

Alternativas
Comentários
  • Neste caso, é necessário utilizar a criptografia.
  • Existem diversos erros nesta questão:1º - Um programa de antivirus e firewall vão proteger apenas a maquina onde a mensagem esta sendo editada, mas em nada impedirão que a mensagem seja inteceptada e decifrada antes de chegar ao destinatario.2º - É necessario um programa de encripção para que a mensagem seja codificada pelo remetente e decodificada apenas pelo destinatario, desse modo, com a mensagem encriptada, caso ela seja interceptada por uma terceira pessoa ela não podera ser lida de forma correta.3º - Se o computador não estiver conectado a internet de que forma essa mensagem seria enviada ja que a questão trata de "correio eletronico", em teoria a mensagem deveria ser enviada pela internet. Percebendo apenas este erro ja seria possivel "matar" essa questão.
  • Detalhe que se mencionou "nao esteja conectado a uma intranet" e nao internet como dito no ultimo comentário.
  • Firewall é o nome dado ao dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto de controle da rede. Sua função consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra. Este conceito inclui os equipamentos de filtros de pacotes e de proxy de aplicações, comumente associados a redes TCP/IP.Os antivírus são softwares projetados para detectar e eliminar vírus de computador. Em informática, um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem correções de segurança, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente. Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.Criptografia é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da "chave secreta"), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade.Nos dias atuais, onde grande parte dos dados é digital, sendo representados por bits, o processo de criptografia é basicamente feito por algoritmos que fazem o embaralhamento dos bits desses dados a partir de uma determinada chave ou par de chaves, dependendo do sistema criptográfico escolhido.Portanto, par
  • Portanto, para se enviar uma mensagem confidencial de correio eletrônico, cujo conteúdo não deva ser decifrado caso essa mensagem seja interceptada antes de chegar ao destinatário, é necessário utilizar a criptografia. O antivírus e o firewall são mecanismos de segurança, mas visam objetivos diferentes do que foi proposto na questão.
  • Ter anti-vírus e firewall NÃO garantem o sigilo das mensagens. Se houver a necessidade de tornar uma mensagem INDECIFRÁVEL em uma interceptação, deverá ser usada alguma técnica de codificação (ou cifragem) da informação a ser enviada. É o caso das chaves de cifragem utilizadas, por exemplo, no software PGP (Pretty Good Privacy), que tem duas chaves. Uma pública e outra privada. A chave pública, como indica o nome, pode ser vista por qualquer usuário. Mas para a mensagem ser corretamente decifrada, há a necessidade de se ter a chave privada, o que somente o destinatátio da mensagem possui. Pede-se atenção, ainda, à afirmação “... não esteja conectado a uma intranet”. Isso poderia tornar QUALQUER informação violável, já que um software específico para captura de pacotes de informação poderia ter sido instalado (“sniffing”). Mas o fato de a mensagem ser interceptada, como vimos, não garante sua legibilidade, uma vez que isto somente é permitido por meio do uso de programas de codificação (criptografia).(Paulo Máximo\Aprovação)
  • Errado. Observamos uma série de contradições na questão. No final da questão ‘não esteja conectado a uma intranet’, por exemplo. Mesmo que o computador sozinho se conecte à Internet, ele é uma intranet, dado pelo número IP 127.0.0.1 e nome localhost. A existência de um firewall, como o disponível no Windows, não efetua a criptografia ou cifragem da mensagem, mas apenas a filtragem de entrada e saída segundo regras pré-estabelecidas. E o programa antivírus (lembrete: o Windows não tem um AV padrão) não efetua a compactação, criptografia ou codificação de dados, mas apenas verifica áreas do computador à procura de ameaças conhecidas. A interceptação da mensagem poderá ser realizada por um software do tipo sniffer, ou ainda um equipamento como um Packet Shapper. E para o envio de uma mensagem criptografada, o envio através de chaves privadas é uma alternativa para garantir a confidencialidade da informação.
  • Criptografar mensagens no Outlook Express:
    A criptografia protege a privacidade da mensagem por meio da conversão do texto sem formatação, legível, em um texto cifrado (codificado). Somente o destinatário que tiver a chave particular (chave privada: a chave secreta no computador do remetente usada para assinar digitalmente mensagens para destinatários e para descriptografar (desbloquear) mensagens destes. As chaves privadas devem ser protegidas por senha.) correspondente à chave pública que você usou para criptografar a mensagem poderá decifrá-la. A criptografia é um processo separado da assinatura digital da mensagem.

    Criptografar de acordo com a mensagem

    Na mensagem, clique em Opções . Clique em Configurações de Segurança. Marque a caixa de seleção Criptografar o conteúdo e os anexos da mensagem. Para alterar as configurações adicionais, como, por exemplo, escolher o certificado específico a ser usado, clique em Alterar Configurações. Clique três vezes em OK.

    Dica

    Se você usa o Microsoft Word como editor de email, existe uma maneira mais rápida de criptografar a mensagem. Com a nova mensagem aberta, na barra de ferramentas Email, clique no botão .

     

    Criptografar todas as mensagens

    Na janela principal do Outlook, no menu Ferramentas, clique em Opções e, em seguida, clique na guia Segurança. Marque a caixa de seleção Criptografar conteúdo e anexos de mensagens de saída. Para alterar configurações adicionais, como, por exemplo, escolher o certificado específico a ser usado, clique em Configurações.

     ra criptografia de 128 bits.

  • Ter anti-vírus e firewall NÃO garantem o sigilo das mensagens. Se houver a necessidade de tornar uma mensagem INDECIFRÁVEL em uma interceptação, deverá ser usada alguma técnica de codificação (ou cifragem) da informação a ser enviada. É o caso das chaves de cifragem utilizadas, por exemplo, no software PGP (Pretty Good Privacy), que tem duas chaves. Uma pública e outra privada. A chave pública, como indica o nome, pode ser vista por qualquer usuário. Mas para a mensagem ser corretamente decifrada, há a necessidade de se ter a chave privada, o que somente o destinatátio da mensagem possui.

    Pede-se atenção, ainda, à afirmação “... não esteja conectado a uma intranet”. Isso poderia tornar QUALQUER informação violável, já que um software específico para captura de pacotes de informação poderia ter sido instalado (“sniffing”). Mas o fato de a mensagem ser interceptada, como vimos, não garante sua legibilidade, uma vez que isto somente é permitido por meio do uso de programas de codificação (criptografia).

    (Paulo Máximo - Curso Aprovação)

  • Não estar conectado a internet,aí já é brincadeira kkkkk

  • DOIS ERROS

    1. (L.2)    é suficiente que o computador a partir do qual a mensagem seja enviada tenha, INSTALADO UM PROGRAMA.

    ( para enviar uma mensagens não precisa instalar merda nenhum de programa).

    2. ( L.3 )esse computador não esteja conectado a uma intranet. 

    (Como vai fazer login sem net?)

    gab errado

  • Que a prova do INSS-CESPE/2016 seja do mesmo nível! 

  • Não deseje que a prova do INSS seja fácil. Pois se for, será para todos. Estude muito para que a prova seja fácil para ti.

  •  

     

    Uma opção é utilizar o HASH - ou função HASH - a fim de criptografar a mensagem. Esse método gera um resultado único de tamanho fixo, assim, quem receber a mensagem poderá compará-la e verificar se o arquivo foi alterado.

     

    Uma ameaça que pode ser evitada utilizando criptografia, é o MITM (Man in the middle)... onde o atacante é capaz de LER/INSERIR e ALTERAR msgns entre duas entidades sem que elas tenham conhecimento.

     

    Ah, existem 2 fluxos de ataque do MITM:

     

    Half-duplex - onde o ataque ocorre apenas na ida da mensagem;

    e

    Full-duplex - quando as alterações no conteúdo da mensahem ocorrem tanto na ida, quanto na volta dela.

     

     

    =P é nóis que voa! rsrss

     

     

  • Mesmo que você não soubesse nada da questão, pelo SUFICIENTE da pra matar tranquilo.

  • Gabarito: Errado

     

    O antivírus não possui a função de criptografar dados e sim de proteger contra vírus, malwares e outras pragas virtuais. Para que uma mensagem seja lida apenas pelo destinatário é necessário algum tipo criptografia.

  • Errado

    Observamos uma série de contradições na questão. No final da questão ‘não esteja conectado a uma intranet’, por exemplo. Mesmo que o computador sozinho se conecte à Internet, ele é uma intranet, dado pelo número IP 127.0.0.1 e nome localhost. A existência de um firewall, como o disponível no Windows, não efetua a criptografia ou cifragem da mensagem, mas apenas a filtragem de entrada e saída segundo regras pré-estabelecidas. E o programa antivírus (lembrete: o Windows não tem um AV padrão) não efetua a compactação, criptografia ou codificação de dados, mas apenas verifica áreas do computador à procura de ameaças conhecidas. A interceptação da mensagem poderá ser realizada por um software do tipo sniffer, ou ainda um equipamento como um Packet Shapper. E para o envio de uma mensagem criptografada, o envio através de chaves privadas é uma alternativa para garantir a confidencialidade da informação.

  • -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Conteúdo essencial para você que está começando a estudar para Concursos, esta obra reúne os conteúdos básicos de informática cobrados na maioria dos editais.

    A opção de estudar com material organizado e de fácil aprendizagem, elaborado para o estudo de sua aprovação em Concursos.

    O presente e-book cobre todo o conteúdo de Informática Básica do edital para os concursos dos Correios, IBGE, INSS, Banco do Brasil e PRF, com um preço baixo que cabe no seu bolso, por apenas 18,00 R$. Para ter acesso clique neste link: http://mon.net.br/1b2nez

    Gostei

    (0)