-
Resposta C
Mato Grosso do Sul era a favor da divisão pois argumentava que era responsável pela riqueza do estado todo.
-
Disputa histórica entre a oligarquia do Sul e do Norte do Estado do MT. Iniciada no século XIX com a guerra do Paraguai visto que a vitória do Brasil permitiu a navegação pelo rio do Prata fazendo emergir Corumbá como unidade produtora de riqueza. Tal fato ainda foi agravado pela construção da ferrovia Noroeste do Brasil, no século XX,ligando Bauru (SP) a Corumbá (MS).
Babado antigo...
-
Um dos principais argumentos da atual região do MS era a responsabilidade pela riqueza do estado, o que não se demonstrou após a divisão...
-
Argumentavam que eram responsáveis pela riqueza do estado. Parece que o jogo virou, não é mesmo? rsrsr
-
LETRA C!
o interesse na divisão começa em 1892.
dps se reforça na era vargas na década de 30
mas so se efetiva em Geisel
-
O Mato Grosso somente passou a ser definitivamente território brasileiro depois que os conflitos travados com os espanhóis por fronteira deixaram de acontecer, em 1802. Mais tarde, devido à disputa político-econômica na região, em 11 de outubro de 1977, o presidente Ernesto Geisel, durante o Regime Militar, assinou a Lei Complementar n° 31, dividindo o Estado Mato Grosso em dois, com a consequente criação do estado de Mato Grosso do Sul.
A divisão de Mato Grosso em dois estados foi justificada pelo governo federal como necessária para o desenvolvimento da região devido à sua grande:
Extensão; e
Diversidade.
Essa cisão territorial representou a concretização de lutas históricas, defendidas por lideranças políticas do sul de Mato Grosso, que remontam ao final do século XIX.
Resposta: C