-
A questão está CORRETA. Com o advento da teoria da burocracia, percebe-se a grande necessidade de descentralização das decisões. Desta forma, pode-se dinamizar o processo e aumentar a eficiência do atendimento. Um bom exemplo, é justamente a gestão toytista que dá liberdade para o funcionário decidir sobre melhorias contínuas no processo de produção.
-
descentralização da autoridade, visto que esta passa a ficar mais dispersa na base da organização, o que possibilita maior agilidade no processo decisório.
certa
A alternativa relaciona-se ao coneito de empowerment:
Empowerment , ou delegação de autoridade, é uma abordagem a projetos de trabalho que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas. Analisa-se o desenvolvimento, ou grau de maturidade, do empowerment na organização avaliando o estágio evolutivo em que se encontram as áreas de gestão, as configurações organizacionais, as estratégias competitivas, a gestão de recursos humanos e a qualidade.
O empowerment parte da idéia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização. A utilização de equipes autodirigidas e a adoção de sistemas orgânicos de administração e culturas participativas e abertas nas organizações significam que estas estão tentando difundir e compartilhar o poder com todos os seus membros, abrindo mão do controle centralizado, e isto parece ser a solução viável que promove rapidez, flexibilidade e capacidade de decisão da organização.
* O empowerment se assenta em quatro bases principais:
Poder – dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização. Isso significa dar importância e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de ação.
Motivação – proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente. Isso significa reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance das metas.
Desenvolvimento – dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional. Isso significa treinar continuamente, proporcionar informações e conhecimento, ensinar continuamente novas técnicas, criar e desenvolver talentos na organização.
Liderança - proporcionar liderança na organização. Isso significa orientar as pessoas, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroação.
-
Resposta: CERTO.
"Comentário: Atualmente, tem-se que o que norteia a administração pública é o seu processo de descentralização. Lembra-se que tal processo, significa a transferência de poderes e/ou competências entre pessoas coletivas de direito público diferentes, ou seja, entre distintas entidades públicas, cujo propósito é melhor prestar serviço à coletividade. A questão deixa claro, um dos objetivos desse intento, que é dotar a administração pública de maior agilidade no processo decisório."
FONTE:A resolução da prova foi feita pelos professores do Curso Solon (www.cursosolon.com.br)
-
pergunta mais estranha para ser correta tendo em vista que eu pensei empresa e não ná na desconcentração dentro da União.
-
Achei estranho dizer que a dispersão dá mais agilidade no processo decisório!
-
Na Administração Geral, os conceitos de centralização são diferentes do Direito Administrativo.
Aqui, a centralização e a descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser
tomadas.
Uma amplitude média-larga com poucos níveis hierárquicos produz uma estrutura organizacional achatada e dispersada horizontalmente.
A tendência atual nas organizações é de achatar e comprimir a estrutura organizacional no sentido de aproximar a base da cúpula e melhorar as comunicações.
A descentralização faz com que as decisões sejam pulverizadas nos níveis mais baixos da organização.
O princípio que rege a descentralização é assim definido:a autoridade para tomar ou iniciar a ação deve ser delegada tão próxima da cena quanto possível. Dessa forma, melhora a qualidade das decisões à medida que seu volume e complexidade se reduzem, aliviando os chefes principais do excesso de trabalho decisório.Os altos funcionários podem concentrar-se nas decisões de maior importância, deixando as menores decisões para os níveis mais baixos.
Questão corretíssima!
-
CERTA.
Nesse caso, realmente há a descentralização da autoridade e uma dispersão na base da organização, assim, os atendentes podem aumentar os atendimentos e suas decisões em menor tempo.
-
Poxa....DISPERSA seria o melhor termo??? Não seria mais adequado "Estar mais Disponível"?
Sacaneou.
-
Está correto! Visto que a administração fica mais aberta, mais dispersa no sentido de ter mais abertura para que a daministração reaja com mais intensidade.
-
correta.
entendi 'dispersa' no sentido de ficar mais livre..
-
Mais dispersa.. Que fod@ Cebraspe!