-
Ao trabalhar com as chamadas “diferenças sociais” a empresa mostra-se próxima da ética. Perceba que o fato que torna ética a conduta da empresa é que ela a incluiu no seu plano de expansão. Isto mostra uma preocupação com o futuro da organização e da sociedade. Portanto, pode-se pensar que tal fato é um planejamento estratégico para a organização.(Professor Marcello Bolzan)
-
A administração não pode incentivar a eugenia, explico: Separar as pessoas por grupos, assim como fazia o Nazismo. Essa é a linha de pensamento do colega abaixo.
-
Vale frisar que não devemos confundir eugenia com equidade.
-
Quer dizer é ético contratar pessoas pelo sexo e não pela competência?
ex: tem duas vagas, se no processo seletivo coincidir das mulheres ocuparem os dois cargos, uma delas perderá a vaga para manter o equilíbrio entre homns e mulheres? isto seria ético?
-
Gabarito: CORRETO
(Pessoal, ao comentarem coloquem o gabarito da questão.)
Essa questão diz respeito ao princípio da isonomia. Na assertiva, o examinador faz uma diferenciação proporcional, mas sem ferir este princípio constitucional.
Com este exemplo fica mais fácil entender:
Digamos que ela a empresa precise de funcionários para limpar os toilettes masculinos e femininos. Ela pode colocar em seu plano de expansão o seguinte:
"Precisa-se de 2 Assistentes de Limpeza: um do sexo masculino e outro so sexo feminino."
Um para cada toilette. Haja vista que seria antiético um homem limpando toilette feminos e vice-cersa.
A empresa agiu com ética e igualdade, pois disponibilizou um cargo para cada gênero.
Bom é isso pessoal.
-
Ainda não li nada sobre a matéria de ética, mas pela lógica: empresas que não se interessam em atender as demandas sociais das minorias estão agindo com falta de ética?! Se for assim, quase todas empresas não possem ética alguma! O termo correto não seria "responsabilidade social"?
-
Trata-se de linha de atuação
empresarial que demonstra, sim, valiosa iniciativa do ponto de vista ético, na
medida em que visa a proporcionar oportunidades de trabalho a pessoas que, em face de suas necessidades especiais, poderiam vir a ser preteridas na disputa
por postos de trabalho. Veja-se que o tratamento dispensado se revela, sim,
isonômico, porquanto objetiva a tratar desigualmente pessoas que, de fato,
encontram-se em posições desiguais. Não vislumbro qualquer equívoco na
afirmativa, portanto.
Gabarito: Certo
-
Essa questão está muito aberta, a busca pela igualdade não demonstra preocupações éticas (como disse, questão muito aberta).
Gabarito CERTO...
-
concordo com thomaz!
-
Eu tambélm não gostei desta questão, para mim, igualdade, responsabilidade social é diferente de ética...errei a questão, claro!
-
Ética tem relação com honestidade, enquanto cidadania é o exercício de direitos e deveres..dessa forma a empresa atribuiu direitos iguais aos portadores de deficiência física. Portanto, ao meu ver, a empresa constituiu valores de cidadania e não de ética..
-
para de brigar com a banca pessoal, aceita e aprende que dói menos...
-
Acho que a resposta esta baseada no Decreto 1.171 de 94, no Código de Ética
Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, nas Regras Deontológicas, art. II:
II - O servidor
público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não
terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o
conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente
entre o honesto e o desonesto.
“Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os
iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas
desigualdades”. (NERY JUNIOR, 1999, p. 42) - Principio Constitucional da Igualdade e da Isonomia.
-
concordo com a Rosangela Claro. E acrescento , que a cidadania conta com a moral e a ética, no que tange aos bons costumes, ter responsabilidade social não quer dizer que você seja ético, ou tenha preocupações éticas, ela tem compromisso social.
Essa questão vai contra a anterior. Se ela não garante que a empresa seja ética porque garante responsabilidade trabalhista, então porque ela é ética quando contrata pessoas em condições "iguais".
Questão passível de recurso, se eu tivesse feito a prova recorreria.
-
Fernando, seu comentário esta errado.
Nesse caso a empresa iria abrir o processo seletivo já dessa forma.
1 vaga para homem
1 vaga para mulher
-
Gabarito Certo:
Na questão diz que "a empresa demonstra ter preocupações éticas", não afirma que a empresa é ética.
-
Embora eu tenha acertado a questão, discordo da afirmação. DEMONSTRO:
Ter preocupação ética não é somente oferecer vagas proporcionalmente ou isonomicas. Oferecer vagas, respeitando a deficiencia e o sexo, é tão somente respeitar a constituição. E não necessariamente ser ético. A ética vai além, disso, passando, por exemplo com o tratamento fornecido às diferenças, à formação religiosa, ou seja, vai além do simples oferecimento de vagas.
Não basta oferecer vagas, tem de ir além disso!!!
-
O melhor para esta questão é invalidá-la, pois ela não traz nehuma objetividade, mas sim muita subjetividade. Questões de concursos que dão margem à subjetividade, devem ser anuladas.
-
"Nessa situação, ao oferecer igualdade de oportunidades de emprego"
Como oferecer igualdade se está restringindo a uma parte de homens e uma parte às mulheres?
-
Correta, apesar da questão ser de 2008 e dizer respeito ao PRINCÍPIO DA ISONOMIA, não podemos esquecer que desde 2015, foi publicada a Lei 13146/15 que protege as pessoas com deficiência que dá outras garantias além do direito ao trabalho aos PCD:
DO DIREITO AO TRABALHO
Seção I
Disposições Gerais
Art. 34. A pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
§ 1o As pessoas jurídicas de direito público, privado ou de qualquer natureza são obrigadas a garantir ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos.
§ 2o A pessoa com deficiência tem direito, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, a condições justas e favoráveis de trabalho, incluindo igual remuneração por trabalho de igual valor.
§ 3o É vedada restrição ao trabalho da pessoa com deficiência e qualquer discriminação em razão de sua condição, inclusive nas etapas de recrutamento, seleção, contratação, admissão, exames admissional e periódico, permanência no emprego, ascensão profissional e reabilitação profissional, bem como exigência de aptidão plena.
§ 4o A pessoa com deficiência tem direito à participação e ao acesso a cursos, treinamentos, educação continuada, planos de carreira, promoções, bonificações e incentivos profissionais oferecidos pelo empregador, em igualdade de oportunidades com os demais empregados.
§ 5o É garantida aos trabalhadores com deficiência acessibilidade em cursos de formação e de capacitação.
Art. 35. É finalidade primordial das políticas públicas de trabalho e emprego promover e garantir condições de acesso e de permanência da pessoa com deficiência no campo de trabalho.
Parágrafo único. Os programas de estímulo ao empreendedorismo e ao trabalho autônomo, incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.
-
Muitos doutrinadores aqui...
Quanta honra, eu na minha imensa pequenez, poder comentar no mesmo espaço que Vossas Excelências...
Gratidão.
-
Acerca de aspectos relacionados à ética e à cidadania, é correto afirmar que: Considere-se que uma empresa prestadora de serviços na área de turismo e hotelaria tenha incluído, em seu plano de expansão, o propósito de contratar pessoas portadoras de necessidades especiais e igual proporção de homens e mulheres. Nessa situação, ao oferecer igualdade de oportunidades de emprego, a empresa demonstra ter preocupações éticas.
-
quem for mais competente leva
-
Perfeito.