Questão retirada do material da FATTO
1. Identificação do propósito da contagem - Neste passo, o objetivo é deixar bem claro o que se pretende atingir com a contagem que será feita; qual o problema que se pretende resolver com ela. A forma como os passos seguintes são conduzidos depende diretamente desse propósito.
2 - Determinação do tipo de contagem - Existem três tipos de contagem de pontos de função. A diferença no procedimento adotado entre esses tipos de contagem está nas fórmulas aplicadas no passo final da contagem.
- projeto de desenvolvimento: mede todas as funções que o projeto entregará e eventuais funções de conversão de dados.
- projeto de melhoria:
- aplicação:
4 - Contagem das funções tipo dado - As funções do tipo dado representam requisitos de armazenamento do usuário. São classificadas em:
- Arquivos Lógicos Internos (ALI): grupos de dados logicamente relacionados (do ponto de vista do usuário) e mantidos pela própria aplicação.
- Arquivos de Interface Externa (AIE): grupos de dados logicamente relacionados (do ponto de vista do usuário) e apenas referenciados de outras aplicações.
Nesse passo são identificados todos os ALIs/AIEs do sistema. As complexidades são determinadas com base em dois parâmetros (tipos de dado e tipos de registro) e; associada a cada complexidade existe uma quantidade de pontos de função correspondente.
5. Contagem das funções tipo transação - As funções do tipo transação representam requisitos de processamento do usuário. São classificadas em:
- Entradas Externas (EE): transações com o objetivo de atualizar arquivos lógicos internos ou modificar o comportamento do sistema.
- Consultas Externas (CE): transações que representam simples recuperação de dados de arquivos lógicos internos e/ou arquivos de interface externa.
- Saídas Externas (SE): transações com o objetivo de apresentação de informação, porém envolvendo lógica de processamento adicional a uma consulta externa.
Nesse passo são identificadas todas as transações do sistema. Suas complexidades são determinadas com base em dois parâmetros (tipos de dado e arquivos referenciados) e; associada a cada complexidade existe uma quantidade de pontos de função correspondente.
6. Cálculo do fator de ajuste - O fator de ajuste representa a influência de requisitos técnicos e de qualidade no tamanho do software. É calculado com base nas 14 Características Gerais do Sistema (CGS) listadas a seguir:
7. Cálculo dos pontos de função ajustados - O cálculo final dos pontos de função ajustados consiste basicamente em multiplicar o fator de ajuste pelos pontos de função não ajustados. Porém existem fórmulas específicas para cada tipo de contagem: