SóProvas


ID
642238
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O processo de contagem de pontos de função pode ser composto pelos seguintes passos:

I. Identificação do propósito da contagem para determinar o que se pretende atingir com a contagem que será feita e qual o problema que se pretende resolver com ela.

II. Determinação do tipo de contagem: composta por três tipos de contagem, sendo um deles, o projeto de desenvolvimento, que mede todas as funções que o projeto entregará e eventuais funções de conversão de dados.

III. Contagem das funções tipo dado, que representam requisitos de armazenamento do usuário, e conta- gem das funções tipo transação, que representam requisitos de processamento do usuário.

IV. Cálculo do fator de ajuste para representar a influência de requisitos técnicos e de qualidade no tamanho do software.

V. Cálculo dos pontos de função ajustados, consistindo basicamente em multiplicar o fator de ajuste pelos pontos de função não ajustados.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada do material da FATTO

    1. Identificação do propósito da contagem - Neste passo, o objetivo é deixar bem claro o que se pretende atingir com a contagem que será feita; qual o problema que se pretende resolver com ela. A forma como os passos seguintes são conduzidos depende diretamente desse propósito.
    2 - Determinação do tipo de contagem - Existem três tipos de contagem de pontos de função. A diferença no procedimento adotado entre esses tipos de contagem está nas fórmulas aplicadas no passo final da contagem. 
    - projeto de desenvolvimento: mede todas as funções que o projeto entregará e eventuais funções de conversão de dados. 
    - projeto de melhoria: 
    - aplicação: 
    4 - Contagem das funções tipo dado - As funções do tipo dado representam requisitos de armazenamento do usuário. São classificadas em: 
    - Arquivos Lógicos Internos (ALI): grupos de dados logicamente relacionados (do ponto de vista do usuário) e mantidos pela própria aplicação. 
    - Arquivos de Interface Externa (AIE): grupos de dados logicamente relacionados (do ponto de vista do usuário) e apenas referenciados de outras aplicações. 
    Nesse passo são identificados todos os ALIs/AIEs do sistema. As complexidades são determinadas com base em dois parâmetros (tipos de dado e tipos de registro) e; associada a cada complexidade existe uma quantidade de pontos de função correspondente. 
    5. Contagem das funções tipo transação - As funções do tipo transação representam requisitos de processamento do usuário. São classificadas em: 
    - Entradas Externas (EE): transações com o objetivo de atualizar arquivos lógicos internos ou modificar o comportamento do sistema. 
    - Consultas Externas (CE): transações que representam simples recuperação de dados de arquivos lógicos internos e/ou arquivos de interface externa. 
    - Saídas Externas (SE): transações com o objetivo de apresentação de informação, porém envolvendo lógica de processamento adicional a uma consulta externa. 
    Nesse passo são identificadas todas as transações do sistema. Suas complexidades são determinadas com base em dois parâmetros (tipos de dado e arquivos referenciados) e; associada a cada complexidade existe uma quantidade de pontos de função correspondente.
    6. Cálculo do fator de ajuste - O fator de ajuste representa a influência de requisitos técnicos e de qualidade no tamanho do software. É calculado com base nas 14 Características Gerais do Sistema (CGS) listadas a seguir:
    7. Cálculo dos pontos de função ajustados - O cálculo final dos pontos de função ajustados consiste basicamente em multiplicar o fator de ajuste pelos pontos de função não ajustados. Porém existem fórmulas específicas para cada tipo de contagem: 
  • A APF é composta de cinco passos:

    1) Identificar o tipo de contagem a ser utilizada.
    2) Definir a fronteira da aplicação.
    3) Contagem de Pontos de Função não ajustados.
    4) Cálculo do fator de ajuste.
    5) Contagem de Pontos de Função ajustados.

    Os passos da questão não estão em ordem, por isso a Letra E está correta. Mas tem que forçar um pouco a barra pra dizer que o item 1 é o mesmo que o passo 2.
  • Quando o item IV fala em "tamanho de software", me levou a considera-lo errado.
    Pontos de Função considera em alguma fase, o tamanho do software?

    Alguem mais notou isso?
  • As 14 características consideradas são:
    ( 1) Comunicação de Dados 
    ( 2) Processamento Distribuído 
    ( 3) Performance 
    ( 4) Configuração Altamente Utilizada 
    ( 5) Volume de Transações 
    ( 6) Entrada de Dados On-Line 
    ( 7) Eficiência do Usuário Final 
    ( 8) Atualização On-Line 
    ( 9) Complexidade de Processamento 
    (10) Reutilização 
    (11) Facilidade de Instalação 
    (12) Facilidade de Operação 
    (13) Múltiplos Locais 
    (14) Facilidade de Mudanças

    Fonte: http://www.fattocs.com.br/FAQ.asp

    realmente tamanho do software não entra nessa lista
  • Tamanho de software é justamente o resultado da análise por PF. Por isso que não faz parte dos componentes. IV correta!

  • IV. Cálculo do fator de ajuste para representar a influência de requisitos técnicos e de qualidade no tamanho do software

    Quando se diz tamanho do software a banca se refere a complexidade deste, ou seja, a quantidade de pontos de função.

    Reescrevendo a assertiva teríamos:

    IV. Cálculo do fator de ajuste para representar a influência de requisitos técnicos e de qualidade no tamanho da complexidade do software.