SóProvas


ID
642256
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere a situação expressa pelas seguintes relações: um cliente faz n pedidos mas um pedido específico é de somente um cliente. Seguindo, em um pedido específico são relacionados n produtos mas um mesmo produto pode constar em mais de um pedido. Após normalizar essas relações é possível que se estabeleçam tabelas relacionais correspondentes, sendo elas

Alternativas
Comentários
  • Pelo enunciado da questão, é possível abstrair duas relações:

    a) Uma relação 1..N entre as entidades "Cliente" e "Pedido"; e
    b) Uma relação N..M entre as entidades "Pedido" e "Produto".

    Sob este pressuposto, ao elaborar o projeto lógico do esquema acima, haverá uma nova tabela advinda da relação descrita no item "b" mensionado. Esta nova tabela o examinador a chamou de pedido-produto.

    Isto ocorre toda vez que há um relacionamento do tipo N..M.
  • Quando o relacionamento entre duas entidades eh N:M, a associacao se torna multivalorada, sendo necessario criar uma outra tabela. Eh o caso entre pedidos e produtos.
    Para acertar a questao, so eh necessario conhecer a regra. Traduzindo a questao em modelo grafico, seria:

    [cliente] 1 ---- ----- N [pedidos]
                   .                            |N
                                                |
                                             < >-----------[pedidos-produto]

                                                |
                                                |M
                                         [produto]
                                                    
  • Para saber se será necessário ou não a  criação de uma nova tabela basta observar o tipo de relacionamento entre as entidades:

    - em relacionamentos 1 - n: não é necessário a criação de uma nova tabela, e a entidade do lado n vai receber uma coluna com a chave primária da tabela do lado 1.
    - em relacionamentos 1 - 1: também não é necessário a criação de uma nova tabela, nesse casso indica-se a criação de apenas uma tabela contendo os atributos das duas entidades;
    - em relacionamentos 0..1 - 0...1: nesse caso é opcional o relacionamento entre a entidades, então é indicado que se crie uma coluna em APENAS uma das entidades, contendo a chave primária da outra.
    - em relacionamentos n - n: nesse caso é necessário a criação de uma nova tabela, contendo os atributos da relaçao e as chaves primárias das duas entidades. 
  • Aos não assinantes,

    GABARITO: C