SóProvas


ID
64246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Ainda com relação à responsabilidade socioambiental corporativa,
julgue o item abaixo.

Considere-se que a diretoria de uma empresa, ao receber do conselho de acionistas sugestão de criar e divulgar indicadores que mostrem o comportamento da empresa em temas socioambientais, reaja negativamente, explicando que a empresa não teria condições de, sozinha, atender a essa demanda e pondere que essas tarefas são de responsabilidade do IBGE. Nesse caso, a diretoria tem razão, pois cabe ao IBGE monitorar as atividades da empresa e divulgar os indicadores que sirvam para descrever sua situação.

Alternativas
Comentários
  • Não há como analisar a responsabilidade socioambiental como um fato isolado, essa lógica deve também estar presente na relação do cuidado, do respeito e da co-responsabilidade, porque dessa forma cuida-se no presente para garantir qualidade de vida para todos e para o planeta.
  • A responsabilidade sócio-ambiental das empresas com a sociedade é embasada no seu contínuo comprometimento em ter um comportamento ético e em contribuir para o desenvolvimento econômico local ao mesmo tempo que busca a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários, da comunidade local e da sociedade como um todo. Vale ressaltar ainda que, ao assumir uma postura de responsabilidade sócio-ambiental, as empresas poderiam maximizar os benefícios de suas operações para a sociedade, melhorando ainda mais seu posicionamento estratégico e competitivo. No caso do IBGE, sua função é de divulgar dados estatisticos e não monitorar as atividades da empresa.
  • A posição da empresa pode ser tranquilamente contraposta com, por exemplo, a questão da água. Vamos supor que a empresa capte água do rio ou de qualquer espelho dágua, público ou não. Uma das formas de se estabelecer o controle ou mesmo o indicador de que se está cumprindo com a responsabilidade sócio-ambiental, em relação aos resíduos, é exigir que a captação da água se dê a jusante do ponto de retorno da água ou do resíduo, devidamente tratado, que estaria a montante. Isto quer dizer que a empresa se viesse a poluir o rio estaria captando água poluída por ela mesmo. É um princípio básico que ajudaria a responder a questão.
  • NÃO DEVE DEPENDER DE UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA! A EMPRESA DEVE ADOTAR UMA FERREMENTA E PÔ-LA EM EXECUÇÃ POR CONTA PRÓPRIA. PARA ESSE CASO CONCRETO, A MELHOR FERRAMENTA SERIA O BALANCED SCORECARD - BSC (INDICADORES BALANCEADOS DE DESEMPENHO); POIS ELA BUSCA ESTRATÉGIAS E AÇÕES EQUILIBRADAS EM TODAS AS ÁREAS QUE AFETAM O NEGÓCIO, SEUS PROPÓSITO, SEU ESTILO DE ATUAÇÃO COMO UM TODO, PERMITINDO QUE OS ESFORÇOS SEJAM DIRIGIDOS PARA AS ÁREAS DE MAIOR COMPETÊNCIA E DETECTANDO E INDICANDO AS ÁREAS PARA ELIMINAÇÃO DE INCOMPETÊNCIA.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Há exigência legal para todas as empresas. Não é somente o poder público.