SóProvas


ID
642616
Banca
PGE-RO
Órgão
PGE-RO
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na região do Guaporé, durante o período colonial, a sociedade era comandada por uma elite branca que

Alternativas
Comentários
  • a resp= é a letra A as demais não bate com o contesto
  • De acordo com afirmação de Teixeira;Fonseca (2003, p. 72) " [...] Brancos endividados ou criminosos de outras regiões viriam a ser, no Vale do Guaporé, a elite dos colonizadores e, excluindo-se os cargos de primeiro escalão da administração pública e funções clericais, passariam a ocupar os principais postos e cargos da sociedade e do poder local.[...] Acreditava-se em meados do século XVII que as riquezas das minas do Vale do Guaporé eram suficientemente abundantes para garantir sua prosperidade, a da Capitania e de parte das sempre crescentes necessidades do Estado Português. Essa prosperidade deveria ser construída a partir do estabelecimento de uma população fixa, produtora de riquezas e que espelhasse os padrões sociais dos demais núcleos coloniais, formando uma sociedade de ordens ou estados alicerçada sobretudo na prátida do escravismo.

    Portanto, a questão correta é a letra A.
  • a resposta e interpretacao dos fatos ocorridos no estado de rondonio, sendo que ate os dias atuais e forte a participacao do servico publico na economia.
  • As primeiras de descobertas de veios de ouro ocorreram na metade do século XVIII, cabendo aos irmão Fernando e Arthur Paes de Barros, notórios sertanistas e preadores de índios. Nesta época as Minas de Cuiabá já se encontravam em decadência, o que incentivou os sertanistas a adentrarem ainda mais na região e chegarem ao Guaporé e rio Jauru. Para conquistar as novas áreas de ouro a Coroa Portuguesa teve que determinar uma guerra justa contra os Payaguá e Parecis, o que praticamente ocasionou sua dizimação. Era uma região desabitada e inóspita, porém recheada com metais preciosos. Era preciso habitá-la. Começou-se uma espécie de corrida pelo ouro. Várias pessoas foram atraídas para região.

    A região do Vale do Guaporé e Madeira era considerada uma prisãosem grades, nem paredes, onde os cidadãos desclassificados poderiam,finalmente, servir de alguma utilidade para o poder. Brancos endividados oucriminosos de outras regiões viriam a ser, no Vale do Guaporé, a elite doscolonizadores e, excluindo-se os cargos de primeiro escalão da administraçãopública e funções clericais, estes (brancos e criminosos) viriam a ocupar osprincipais postos e cargos da sociedade e do poder local.

    Já os trabalhadores anônimos eram predominantemente índios,negros ou mestiços. A política de Rolim de Moura, que consistia basicamente em atrairmoradores para esta desabitada e inóspita região, consistia na concessão do privilégiode couto (ação para resguardar das penalidades judiciais), assim brancospobres, mamelucos e mestiços de cor mais clara, reconquistavam um status socialque seria impossível obter em outras regiões. 

    A produção de ouro na região era dirigida por um feitor que empregava em geral mão de obra de escravos negros ou indígenas.  A produção do ouro foi desta forma a força que impulsionou a vida colonial no Vale do Guaporé. Os campos D´Ouro, como eram conhecidas as minas do Vale do Guaporé no Pará e na Metrópole, produziam uma impressionante quantidade deste metal. As minas no Guaporé entraram em decadência nos últimos 30 anos do século XVIII. Marco Antonio Teixeira, 4ªed.