E
.
(A) Incorreta. Se os investimentos forem absolutamente inelásticos em relação à taxa de juros, a curva IS será vertical e a política monetária expansionista não aumentará o produto e diminuirá a taxa de juros da
economia.
.
(B) Incorreta. Um aumento dos gastos do governo, tudo o mais permanecendo constante, aumentará o produto e aumentará a taxa de juros da economia.
.
(C) Incorreta. Uma diminuição da oferta monetária provocará uma redução do produto e aumento da taxa de juros da economia.
.
(D) Incorreta. Se a demanda de moeda for absolutamente inelástica em relação à taxa de juros, a curva LM é vertical e um aumento dos gastos do governo não aumentará o produto da economia.
.
(E) Correta. Se a função LM for infinitamente elástica em relação à taxa de juros, a curva LM é horizontal e um aumento dos gastos do governo (política fiscal expansiva), tudo o mais constante, aumentará o produto
da economia.
Fonte:Prof Heber Carvalho
a) Errado. Se o investimento não reage minimamente à taxa de juros, teremos uma IS 100% vertical e a política monetária será inócua já que ela até reduz os juros, mas isso não afeta o investimento, e, portanto, não eleva o produto.
b) Errado. A política fiscal expansionista eleva a renda, mas também eleva a taxa de juros.
c) Errado! A política monetária contracionista eleva os juros e reduz a renda.
d) Errado. Esse é o caso clássico. É quando a LM é vertical. Neste caso, a política fiscal é inócua porque o efeito deslocamento é pleno.
e) Perfeito. Aqui temos o caso da armadilha da liquidez, quando a LM é horizontal. Neste caso, a política fiscal tem potência máxima.
Resposta: E