A NESMA – Netherlands Software Metrics Association (Associação de Métricas de Software da Holanda) é uma organização similar ao IFPUG, fundada em 1989, também composta por voluntários, que mantém seu próprio Manual de Práticas de Contagens.
A diferença entre as regras mantidas pela NESMA e as mantidas pelo IFPUG é que a NESMA reconhece três tipos de contagem de pontos de função: Detalhada, Estimada e Indicativa.
A técnica detalhada é similar a do IFPUG, as demais foram desenvolvidos para permitir que uma contagem de pontos de função seja feita nos momentos iniciais do ciclo de vida de um sistema, onde ainda não é possível identificar com precisão a quantidade de campos e arquivos envolvidos.
Outra diferença é que para projetos de melhoria, é aplicado um Fator de Impacto sobre o tamanho em pontos de função, cujo objetivo é amortizar o tamanho das funções envolvidas na melhoria.
Exemplo: Se a melhoria envolve a exclusão de uma função de 10 pontos de função, aplicando-se as regras da NESMA elas valem 4 pontos de função ao invés dos 10 conforme a contagem do IFPUG, ou seja, o fator de impacto para esse caso é de 40% do tamanho original.
A aplicação das regras da NESMA é bastante adequada para projetos de melhoria, pois proporciona uma melhor relação entre tamanho e esforço do projeto. Para maiores informações sobre a NESMA, acesse o site: www.nesma.nl/section/home/
Fonte:
http://www.apfmetricas.com.br/nesma.html
Contagem detalhada: semelhante à contagem normal do IFPUG.
Contagem estimativa: determina que todos os tipos de dados possuem complexidade baixa e que todos os tipos de transação possuem complexidade média. É um tipo de contagem mais rápida e imprecisa.
Contagem indicativa: determina que o número de pontos de função não ajustados é dado pela fórmula PFNA = 35*ALI + 15*AIE. Sendo que, para cada ALI, conta-se 3EE + 1CE + 2SE e para cada AIE, conta-se 1CE e 1 SE. Pode ser útil na análise de viabilidade de um projeto.