SóProvas


ID
644422
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

É correto que uma relação está na

Alternativas
Comentários
  • Com base nos professores Débora Reis e José Bernardo Neto, o processo de normalização proposto por Codd baseia-se no conceito de forma normal, ou seja, este processo conduz um esquema de relação por meio de uma bateria de testes para certificar se ele está na 1ª, 2ª e 3ª Formas Normais. Essas três Formas Normais são baseadas em dependências funcionais dos atributos do esquema de relação:

    1ª Forma Normal: Prega que todos os atributos de uma tabela devem ser atômicos (indivisíveis), ou seja, não são permitidos atributos multivalorados, atributos compostos ou atributos multivalorados compostos, isto é, uma tabela encontra-se na 1FN quando não contém tabelas aninhadas.

    2ª Forma Normal: Uma tabela encontra-se na 2FN quando, além de encontrar-se na 1FN, cada coluna não chave, depende da chave primária completa.

    3ª Forma Normal: Uma tabela encontra-se na 3FN quando, além de encontrar-se na 2FN, toda coluna não chave, depende diretamente da chave primária, isto é, quando não há dependências transitivas.

    Resposta da questão é a letra "b".
  • Uma relação está na 2FN se cada atributo não-chave for dependente da chave primária inteira, isto é, cada atributo não-chave não poderá ser dependente de apenas parte da chave.Uma relação está na 3FN se nenhuma coluna não-chave depender de outra coluna não-chave (dependência transitiva).Uma relação está na 4FN quando se elimina dependências multivaloradas.
    Logo, resposta “b”
     
    Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Normaliza%C3%A7%C3%A3o_de_dados
                 http://www.luis.blog.br/terceira-forma-normal-3fn-normalizacao-de-dados.aspx
  • A menos errada é a B.

    Segundo ElMasri e Navathe, o conceito geral de 2NF: "Um esquema R (tabela R) está na segunda forma normal (2FN) se todo atributo A em R não for parcialmente dependente de qualquer chave de R".

    Trocando em miúdos, uma tabela pode ter mais de uma chave candidata e todo atributo que não faz parte de nenhuma chave candidata deve depender da chave candidata por inteiro. A chave primária é apenas a chave candidata escolhida (geralmente a menor possível).
  • Primeira forma normal:
        Determina que todos os atributos devem ter valores atômicos;
        Não deve existir atributos multivalorados, compostos ou a combinação destes;
    Segunda forma normal:
        Uma relação está na 2NF quando está na 1NF e não possui nenhuma dependência funcional parcial;
    Terceira forma normal:
        Uma relação está na 3NF quando está na 2NF e não possui nenhuma dependência funcional transitiva;
  • É correto que uma relação está na:
     
     a) 2FN se, e somente se, todos os domínios básicos contiverem mais de um valor discreto periódico.(É preciso está na 1 FN) 
     b) 2FN se, e somente se, estiver na primeira e todos os atributos não chave forem totalmente dependentes da totalidade da chave primária.
     c) 2FN se, e somente se, estiver na primeira e todos os atributos não chave forem dependentes não transitivos da chave primária. (Dependencia Transitiva é na 3 FN)
     d) 3FN se, e somente se, ela estiver na segunda e todos os atributos não chave contiverem mais de um valor discreto periódico.(O PRoblema da 1 FN) e) 3FN se, e somente se, todos os domínios básicos forem multivalorados. (É preciso está na 2 FN) 
  • Alguém sabe me responder o que seria Domínio Básico e Valor Discreto Periódico?