SóProvas


ID
644602
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Sobre criptografia é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  a) Todos os Alguns algoritmos de criptografia são baseados na substituição, em que cada elemento do texto claro é mapeado em outro elemento.
     b) A técnica para esconder uma mensagem secreta dentro de uma maior, de modo que outros não possam discernir a presença ou o conteúdo da mensagem oculta é conhecida como esteganografia.
     c) Um ataque criptoanalítico ataque por força bruta a um sistema de criptografia envolve a tentativa de cada chave possível até que seja obtida uma tradução inteligível de texto cifrado para texto claro.
     d) Se tanto o emissor quanto o receptor utilizarem a mesma chave, o sistema é considerado como criptografia assimétrica simétrica ou de chave única.
     e) Uma cifra de bloco fluxo processa os elementos da entrada continuamente, produzindo a saída de um elemento de cada vez, enquanto prossegue.
    OBS.: Um ataque criptoanalítico baseia-se na natureza do algoritmo mais o conhecimento das características gerais do texto claro e amostras plain-cipher.
  • Concordo que a alternativa B está correta. Porém, não encontrei o erro da alternativa C. Alguém sabe dizer ?

  • Também não entendi por que a cada tentativa na letra C não é  a mesma coisa que força bruta
  • Respondendo o porquê da C estar errada: Ataque de força-bruta não é criptoanálise. Criptoanálise e força-bruta são tipos de ataques, mas um não contém/está contido em outro.

  • Na questão, a letra "c" fala em testar cada chave possível, ou seja, utilizar Força Bruta.

    A criptoanálise é uma técnica empregada para decifrar uma mensagem sem qualquer conhecimento dos detalhes de criptografia com o objetivo de descobrir a chave em uso. Ela conta com o conhecimento do algoritmo e características do texto claro ou parte dele. 

    Os tipos de ataque que requerem o conhecimento de um criptoanalista são: Apenas texto cifrado, Texto claro conhecido, Texto claro escolhido ou adaptativo.....etc......etc.

    Por isso a letra "c" está incorreta. 

  • Existem duas técnicas gerais para o ataque a um esquema de criptografia convencional:


    1ª Criptoanálise: Os ataques criptoanalíticos contam com a natureza do algoritmo e talvez mais algum conhecimento das características gerais do texto claro, ou ainda alguns pares de amostra de texto claro e texto cifrado. Esse tipo de ataque explora as características do algoritmo para tentar deduzir um texto claro específico ou deduzir a chave utilizada.


    2ª Ataque por força bruta: O atacante experimenta cada chave possível em um trecho do texto cifrado, até obter uma tradução inteligível para texto claro. Na média, metade de todas as chaves possíveis precisam ser experimentadas para se obter sucesso.


    Fonte: Stallings, WILLIAM. Criptografia e segurança de redes. 4ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
    PÁGINA 20 do capítulo 2- TÉCNICAS CLÁSSICAS DE CRIPTOGRAFIA

  • GAB: B

    Esteganografia:  é o estudo e uso das técnicas para ocultar a existência de uma mensagem dentro de outra, uma forma de segurança por obscurantismo. Camuflar a mensagem. É um ramo particular da criptologia. Por exemplo, é possível colocar mensagens de texto dentro de fotos que serão invisíveis a olho nu.

    Criptografia: é o estudo e prática de princípios e técnicas para comunicação segura na presença de terceiros, chamados "adversários". Mas geralmente, a criptografia refere-se à construção e análise de protocolos que impedem terceiros, ou o público, de lerem mensagens privadas. É uma técnica que codifica o conteúdo da mensagem, não camufla como na esteganografia.