SóProvas


ID
645199
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre LVM é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • LVM é a abreviatura de Linux Volume Manager. O LVM é um recurso que permite criar volumes lógicos (uma espécie de particionamento virtual). Com o LVM é possível, por exemplo, criar mais de 15 "partições" em discos SCSI e SATA. Também é possível dizer que uma "partição" irá ocupar dois ou mais HDs.

    O LVM funciona com três elementos básicos: o PV (Physical Volume ou Volume Físico), o VG (Volume Group ou Agrupamento de Volumes) e o LV (Logical Volume ou Volume Lógico). O PV é o elemento que balizará a área do HD (ou dos HDs) que será utilizada com o LVM. O VG é uma subdivisão do PV. Funciona como uma partição estendida, que irá receber vários LV, que trabalham como se fossem partições lógicas. Poderemos ter vários PVs, VGs e LVs na mesma máquina.

    A grande vantagem é permitir o redimensionamento das áreas de modo dinâmico, ou seja, com o sistema operacional sendo utilizado.

    http://eriberto.pro.br/wiki/index.php?title=Linux_Volume_Manager_(LVM)
  • O racicionio do colega esta correto! Só lembrando que a sigla LVM significa Logical Volume Management, e pode ser utilizado tanto no Linux, como em outros sistemas operacionais.
    Fonte:
    http://tldp.org/HOWTO/LVM-HOWTO/


    d) Estrutura-se sobre os esquemas de particionamento atuais, com discos divididos em partições contínuas de tamanho fixo.
    Errada, porque as particoes podem ter seu tamanho alterado, e nao precisam necessariamente ser de tamanho fixo

    Logo, a resposta é D
  • Esquema do LVM

    HD1(500GB)                   HD2(500GB)

    --------------------------------------------------

                                |

                               V

    |____________GV = 1TB____________|

    |                               |                                |

    [ 200GB]            [300GB ]             [500GB]


    Nesse exemplo, temos 2 HDs, cada um de 500GB, no qual agrupei-os em um único grupo de volumes, de 1TB. Em cima desse VG de 1TB, criei 3 volumes lógicos, um de 200GB, outro de 300 e outro de 500GB. Esse esquema me dá grande flexibilidade, pois eu posso redimensionar quaisquer dos 3 LVs, simplesmente "pedindo emprestado" storage dos outros 2.Comentarios:

    a ) Permite ao usuário considerar discos, também conhecidos como PV (Physical Volumes), como um volume de armazenamento de dados, consistindo de extensões de tamanhos iguais.

    Correto! Essas extensoes de tamanhos iguais sao os PEs(Phisical Extents, de 4MB) e sao blocos que compoe os PVs. 

    b ) Um LV (Logical Volumes) pode conter um número de volumes físicos ou representar apenas uma porção de um volume físico.  

    Correto! Um volume logico pode conter diversos volumes fisicos. Eu posso ter 3 HDs de 100 GB cada e um unico volume logico de 300GB. 

    c ) O VG (Volume Groups), e não o disco, é a unidade básica de armazenamento de dados.

     Correto. O SO sequer enxerga o disco. O VG assume, para o SO, o papel de HD do sistema. 

    d ) Estrutura-se sobre os esquemas de particionamento atuais, com discos divididos em partições contínuas de tamanho fixo.

    Errada! Como sabemos, as particoes podem possuir tamanhos variaveis. Alias, aí está a principal beneficio do uso de LVMs - quando o espaço de uma partição, volume logico, acabar, eu poder redimensiona-la, pegando uma sobra, de outro volume.

    e ) PEs (Physical Extents) são como blocos de um sistema de arquivos, com regiões contínuas do disco muitas vezes com tamanho em megabytes, podendo ser atribuídas a um VG. 

    Certa. Vide alternativa A.

  • Letra D

    Complementando...

    A LVM é uma abstração!!!

    Ele transforma toda a área física em uma areazona só, virtual, onde lá eu posso brincar com vários sistemas de arquivos distintos.