SóProvas


ID
645244
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Análise de comportamento de redes, ou NBA, da sigla, em inglês, Network Behavior Analysis, é uma técnica que examina o tráfego da rede em busca de ameaças que geram fluxos não usuais, como DdoS e violações de políticas da empresa ou um sistema cliente provendo serviços de rede para outros sistemas. Essa técnica de análise é uma característica

Alternativas
Comentários
  • IDS baseadas em rede, ou network-based, monitoram os cabeçalhos e o campo de dados dos pacotes a fim de detectar possíveis invasores no sistema, além de acessos que podem prejudicar a performance da rede. A implantação de criptografia (implementada via SSL,IPSec e outras) nas transmissões de dados como elemento de segurança prejudica esse processo.
  • IPS é a sigla para "Intrusion Prevention System" ou sistema de prevenção de invasão. IDS é a sigla para "Intrusion Detection System" ou sistema de detecção de invasão. Ambos são termos-chave, entre outros, no contexto de "invasão" de computadores, redes e sistemas de informação.
     
    Termo usado em segurança de computadores, a detecção de intrusão (ou invasão) se refere aos processos de monitoramento de atividades em computadores e redes e de análise dos eventos na busca por sinais de invasão nos sistemas relacionados.  Uma questão importante, um foco, na procura por invasões ou acessos não autorizados é alertar os profissionais de TI e os administradores de sistemas da organização para potenciais ameaças e falhas de segurança dos sistemas ou das redes.
     
    De modo geral, IDS é uma solução passiva de segurança ao passo que IPS é uma solução ativa de segurança. Porém, vale notar que há sistemas passivos e reativos. Em um sistema passivo, O IDS detecta uma potencial violação da segurança, registra a informação (log) e dispara um alerta. Em um sistema reativo, o IDS responde à atividade suspeita finalizando a sessão de usuário ou reprogramando o Firewall para bloquear o tráfego de rede da fonte maliciosa suspeitada.
     
    IPS é uma solução ativa de segurança. IPS ou sistema de prevenção de invasão é, definitivamente, o nível seguinte de tecnologia de segurança com sua capacidade para fornecer segurança em todos os níveis de sistemas, desde o núcleo do sistema operacional até os pacotes de dados da rede. O IPS provê políticas e regras para o tráfego de rede - juntamente com um IDS para emitir alertas para administradores de sistemas e redes em caso de tráfego suspeito - mas permite também que administradores executem ações relacionadas ao alerta dado. Enquanto o IDS informa sobre um potencial ataque, o IPS promove tentativas de parar o ataque. Um outro grande avanço sobre o IDS é que o IPS tem a capacidade de prevenir invasões com “assinaturas” conhecidas, mas também pode impedir alguns ataques não conhecidos, devido a sua base de dados de “comportamentos” de ataques genéricos. Visto como uma combinação de IDS e de uma “camada de aplicação Firewall” para proteção, o IPS geralmente é considerado a geração seguinte do IDS.
  • IDS (intrusion detection system) detecta intrusões e acessos que violam a política estabalecida, e de quebra envia um report to a Management Station.
  • Protocolos IPS e IDS podem ser de 4 tipos:

    NIPS (Netword Intrusion Prevention System): monitora toda a rede em busca do tráfego malicioso baseado nas atividades dos protocolos de rede

    WIPS (Wireless Intrusion Prevention System): monitora redes sem fio baseado em protocolos wireless

    NBA (Network Behavior Analisys): examina o comportamento geral da rede de forma a detectar padrões que possam ser caracterizados como ameaças (Dos, ets...)

    HIPS (Host Intrusion Prevention System): monitora um único host em busca de atividades suspeitas