SóProvas


ID
647608
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um dos primeiros passos para efetuar a contagem por pontos de função de um sistema, é definir o tipo de contagem que será efetuado. Esses tipos se dividem em

Alternativas
Comentários
  • O primeiro passo a ser seguido para a contagem de PF de um projeto de software é determinar o tipo de contagem. Neste passo é estabelecido o tipo de contagem que será usado para medir o projeto de software, tanto no processo como no produto. São possíveis três tipos de contagem.(IFPUG,1999):

    1. Contagem de projeto de desenvolvimento;

    2. Contagem de projeto de melhoria (manutenção);

    3. Contagem de aplicação.(produção)



      link: http://www.macoratti.net/apf_pcta.htm

       

  • O primeiro passo básico envolvido na contagem de pontos de função inclui:
     
    Determinar o tipo de contagem (pode ser um projeto de novo desenvolvimento, uma contagem básica de aplicação ou uma contagem de projeto de melhoria(manutenção)

    Resposta: "C" 


    Fonte: http://www.bfpug.com.br/Artigos/Dekkers-PontosDeFuncaoEMedidas.htm

  • A identificação do tipo de contagem está associada ao projeto e à aplicação, pode ser classificada em três tipos:
    • Projeto de desenvolvimento -> Novos Sistemas.
    • Projeto de melhoria -> Projeto de manutenção evolutiva ou projeto de melhoria funcional.
    • Aplicação (uma aplicação instalada): baseline ou tamanho funcional instalado.
  • 1 - Projeto de Desenvolvimento: mede a funcionalidade fornecida aos usuários finais do software para a primeira instalação da aplicação. Inclui as funcionalidades da contagem inicial da aplicação e as funcionalidades requeridas para conversão de dados. É  uma estimativa, na medida em que pode haver mudanças no decorrer do projeto.

    2- Projeto de Melhoria: mede as modificações realizadas para aplicações existentes. É também referenciada como Projeto de Manutenção e inclui as funcionalidades fornecidas aos usuários através de adições, alterações, exclusões e conversões de funções na aplicação. As manutenções podem ser somente evolutivas e, não, corretivas e preventivas.

    3- Projeto de Aplicação: mede uma aplicação instalada e em pleno funcionamento. É também referenciada como contagem de baseline ou contagem instalada e avalia as funcionalidades correntes providas aos usuários finais da aplicação. Ela não é estimativa, é bastante precisa, na medida em que o aplicativo já está pronto e em funcionamento.