1 - Projeto de Desenvolvimento: mede a funcionalidade fornecida aos usuários finais do software para a primeira instalação da aplicação. Inclui as funcionalidades da contagem inicial da aplicação e as funcionalidades requeridas para conversão de dados. É uma estimativa, na medida em que pode haver mudanças no decorrer do projeto.
2- Projeto de Melhoria: mede as modificações realizadas para aplicações existentes. É também referenciada como Projeto de Manutenção e inclui as funcionalidades fornecidas aos usuários através de adições, alterações, exclusões e conversões de funções na aplicação. As manutenções podem ser somente evolutivas e, não, corretivas e preventivas.
3- Projeto de Aplicação: mede uma aplicação instalada e em pleno funcionamento. É também referenciada como contagem de baseline ou contagem instalada e avalia as funcionalidades correntes providas aos usuários finais da aplicação. Ela não é estimativa, é bastante precisa, na medida em que o aplicativo já está pronto e em funcionamento.