SóProvas


ID
647623
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Leia o texto a seguir:

Segundo Behrouz A. Forouzan em seu livro Comunicação de Dados e Redes de Computadores, esse protocolo é uma maneira de descrever o certificado digital de uma maneira estruturada. Usa um protocolo popular chamado ASN.1 (Abstract Syntax Notation 1). É um padrão para infraestruturas de chaves públicas (ICP).

O primeiro protocolo citado no texto é o

Alternativas
Comentários
  • O certificado definido pela X.509 é composto por campos básicos - versão do certificado; período de validade; número de série; DN de seu proprietário; DN do emissor; algoritmo de assinatura; chave pública com respectivo algoritmo; e extensões. A principal atribuição dessas extensões é permitir a inclusão de novos campos aos certificados, sem necessidade de modificação de sua estrutura de codificação, que utiliza a Distinguished Encoding Rules (DER), um subconjunto da codificação Abstract Syntax Notation #1 (ASN.1). Tal característica facilita o projeto e a implementação de políticas de segurança em ambientes distribuídos de grande porte.

    LETRA E é a resposta.
  • Na criptografiaX.509 é um padrão ITU-T para infra-estruturas de chaves públicas (ICP). A X.509 especifica, entre várias outras coisas, o formato dos certificados digitais, de tal maneira que se possa amarrar firmemente um nome a uma chave pública, permitindo autenticação forte. Faz parte das séries X.500 de recomendações para uma estrutura de diretório global, baseada em nomes distintos para localização. Na ICP Brasil utilizam­-se certificados no padrão X­.509 V3.
  • X.509 é um padrão para chaves públicas (public key infrastructure ) e gestão de privilégios (privilege management infrastructure). Especifica:

    formato de padrões para cetificados de chaves públicas

    certificado para lista de revogação, atributos e algoritmo para path validation.
  • LETRA E.

    Segundo Forouzan(2008,p.750),"O protocolo X.509 é um modo de descrever o certificado de maneira estrutural. Ele usa um protocolo conhecido, chamado ASN.1(Abstract Syntax Notation 1),(...)."


    Retirei de outro livro do mesmo autor de onde retiraram a questão, segue abaixo.


    Bibliografia:

    FOROUZAN, B. A.; FEGAN, S. C. Protocolo TCP/IP. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.