SóProvas


ID
648022
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao sistema operacional e aos recursos a ele associados, considere:

I. Um computador tem em geral uma variedade de diferentes recursos que podem ser adquiridos, mas um recurso é algo que pode ser usado por somente um único processo em um dado instante de tempo.

II. Um recurso preemptível é aquele que pode ser retirado do processo proprietário sem nenhum prejuízo, sendo a memória um exemplo de recurso preemptível.

III. Em alguns sistemas operacionais, o processo é automaticamente bloqueado quando sua requisição de recurso falha; ele será acordado quando o recurso se tornar disponível.

IV. Em alguns sistemas operacionais, a falha na requisição do recurso resulta em um código de erro e, nesse caso, cabe ao processo solicitante esperar um pouco e tentar novamente.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Agradeço a quem puder esclarecer o item I:

    Um computador tem em geral uma variedade de diferentes recursos que podem ser adquiridos, mas um recurso é algo que pode ser usado por somente um único processo em um dado instante de tempo. 

    Se o recurso fosse um processador, tudo bem, mas não poderá a memória (que também é um recurso) em determinado instante ser usada por vários processos (prontos e em espera, por ex.)? 

    Obrigado.
  • No caso da memória, cada processo possui a sua área de memória limitada, alocada pelo SO. Existe sim o compartilhamento de memória, mas por threads, que são partes do processo.
  • @Fernando
    Apesar de mais de um processo poder estar na memória principal, só um pode acessá-la por vez. Acho que foi isso que o item quis dizer. O mesmo vale para o HD e outros recursos de hardware.

    @Thaise
    Processos tbm podem compartilar área de memória. O compartilhamente não precisa ser feito exclusivamente por threads. A segmentação, por exemplo, é um esquema de gerenciamento de memória que facilita o compartilamento de determinada área da memória entre dois ou mais processos. Por exemplo: uma área de dados somente para leitura ou que possua código reentrante. Mesmo assim, somente um processo (ou thread) poderá acessar o recurso por vez.

    Espero ter ajudado.
  • @Fernando

    Em relação ao item I, pense no recurso, não como um hardware, e sim como uma "funcionalidade". Exemplificando o acesso a memória, poderiamos ter um recurso como sendo a variavel "X" e neste momento um determinado processo "P" pega os dados desta variavel para alterar seu valor... ou seja, neste mesmo momento, nenhum outro processo ira poder acessar esta variavel X, pois ela é um recurso exclusivo de "P"... quando "P" liberar o recurso, outros processos irao poder acessar o X.

    Nao sei se fui claro, mas a linha é mais ou menos essa!

    bons estudos!
  • Concordo com o Fernando.

    A generalização da afirmativa I é errada. Isso é certo se considerarmos a CPU, mas a memória não.

    gabarito bem estranho da FCC.

  • Questao toda baseada no SO, de Tanenbaum. Mas apesar de saber q memoria eh um recurso ha um bom tempo, assim q vi essa definicao de recurso, fiquei com a mesma duvida do colega Fernando.

    Que memoria eh um recurso, isso nao ha duvida, inclusive Tanenbaum cita algumas definicoes.

    Recurso – pode ser um dispositivo de hardware, como unidade de fita, ou uma informacao, como um registro em um BD.

    Recurso preemptivo - pode ser retirado do processo sem nenhum efeito prejudicial(ex memoria).

    Recurso nao preemptivo - nao pode ser retirado sem causar danos(ex gravacao de CD).

    Se o recurso nao estiver disponivel ao ser solicitado, o processo solicitante sera obrigado a esperar. Em alguns SO, o processo eh bloqueado automaticamente quando a requisicao de um recurso falha e e` desbloqueado quando ele se encontra disponivel. Em outros sistemas, a requisicao falha e retorna um codigo de erro e fica por conta do processo que fez a chamada esperar um pouco e tentar novamente.

    O nobre autor ainda cita que um recurso eh algo q so pode ser usado por um processo em um dado instante. Mas varios processos podem usar a memoria ao mesmo tempo.

    Entao, o recurso seria as posicoes de memoria? Ele nao da mais esclarecimentos. Alguem poderia complementar?


  • Um computador tem em geral uma variedade de diferentes recursos que podem ser adquiridos, mas um recurso é algo que pode ser usado por somente um único processo em um dado instante de tempo. 

    A pegadinha não seria o PODE? Eu também achei meio confuso, mas acabei aceitando a resposta por conta do PODE, se fosse um DEVE, aí sim eu concordaria que está incorreto.