SóProvas


ID
64930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes,
julgue os itens subseqüentes.

A teoria de fundos, como embasamento metodológico do arranjo e da ordenação dos conjuntos documentais nos arquivos permanentes, teve início nos Estados Unidos da América, com a aplicação do conceito de archive groups.

Alternativas
Comentários
  • ORIGEM DA TEORIA DE FUNDOS

    França (1841):
    Natalis de Wally viabiliza a ordem governamental de se organizar racionalmente os documentos públicos franceses, estabelecendo, a partir da Seção Administrativa do Ministério do Interior da França, o arranjo estrutural, baseado nas divisões administrativas.

    Estados Unidos (1913):
    Waldo Leland apresenta projeto de organização de arquivos estaduais do governo do Illinois afirmando que cada órgão oficial é uma unidade administrativa e os seus documentos formam um grupo homogêneo (archive group=fundo) que reflete a organização, dividindo-se em subgrupos (grupo ou seção) e em séries, correspondendo às suas funções e as atividades que os produziram.

  • Bellotto:

    "A teoria de fundos, como embasamento metodológico do arranjo e da ordenação dos conjuntos documentais nos arquivos permanentes e que está universalmente consagrada, teve início na França, em meados do século XIX. Antes mesmo, desde os primeiros governos de exceção que se seguiram à Revolução Francesa, houve naquele país séria preocupação com a organização arquivística"

    Fonte: Livro Arquivos Permanentes (pág 136)