SóProvas


ID
65029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da política, do planejamento e das técnicas de
preservação, conservação e restauração de documentos
arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

Um meio simples, seguro e eficiente de destruir a infestação por insetos é submeter o material a congelamento.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa estranha, por ser pouco comentada nos livros, mas correta.

    É comprovado que para a recuperacao de material bibliografico prejudicado pela ação de larvas e insetos, o metodo do congelamento mostra-se eficiente, a uma temperatura de -25oC. Mais eficiente até que o uso do CO2.

  • Congelar os documentos?

    É brincadeira! Vou agora mesmo ao freezer daqui de casa e congelar minhas certidões e outros documentos em papel.
  • O problema é que, em muitos concursos, simplesmente não se entra com recurso. Tb é mt estranha... congelamento deveria ser uma das últimas opções.
  • Eu marquei falso por que o metodo mais usado para combater infestações é a fumigação, essa questão deveria ser anulada.
  • Mirian, Carlucio, a questão não diz que o congelamento deve ser o método preferencial; disse, apenas, ser, simples, eficiente e seguro. Klaus deu uma boa ideia, pessoal, congelemos as certidões e outros documentos! rsrsr

    Ah, procurei no livro de Marilena Leite Paes e ela nem fala neste método... O jeito é anotá-lo e torcer pra cair novamente! 
  • Já tinha ouvido falar a respeito, mas nunca vi sendo cobrada em concurso. 

    Caderno 26 a 29 do CPBA: Emergências com pragas em arquivos e bibliotecas: tratamentos não-químicos, p. 13.
    http://www.abracor.com.br/txt_tecnicos/CPBA/CPBA%2026%20a%2029%20Emerg%20Pragas.pdf
  • Também não precisa avacalhar. Essa site é uma ferramenta muito útil para podermos estudar e aprender cada vez mais.
    De nada adianta a revolta contra as bancas, os examinadores, etc.
    Concordo com o Juraci "O jeito é anotá-lo e torcer pra cair novamente!"
    Acrescentar comentários inúteis não é uma forma eficiente. Utilizar as questões para aprender é o melhor método para não errar na prova.
  • Pessoal, ele não fala do método mais usado ou o mais eficiente, ele explana determinado método que é uma das alternativas para combater determinado agente externo. Leiam com mais atenção ;)


    Abraços

  • Nunca tinha ouvido falar. Nem no livro da Marilena Leite Paes tem isso..rsrs...mas valeu a experiência.

    Tomara que caia novamente.

  • gab. c

    marquei errada com 1000% de certeza de ser essa a resposta certa e tomei aquele susto tremendo com a resposta. vivendo e aprendendo como disse o amigo.

  • QUESTÃO CERTA

     

    Pra quem quiser saber mais um pouquinho........

    Todavia, nem sempre os pesticidas as previnem, e sua aplicação após o ataque não corrige os estragos já feitos. Eles perderam também parte da sua eficácia em razão da consciência crescente de que as substâncias químicas neles usadas podem ser perigosas para a saúde dos funcionários e causar danos aos acervos em papel. Métodos mais recentes de extermínio, como o congelamento controlado e a retirada do oxigênio, aparecem como alternativas promissoras para o tratamento das infestações existentes, mas, como os pesticidas, eles não previnem a infestação. Só se consegue a prevenção por meio de limpeza e conservação rigorosas e de procedimentos de monitoramento.

    fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/cpba_26_a_29_1253283860.pdf

     

    Para o manejo integrado de pragas não basta apenas a aplicação de métodos curativos como o congelamento profundo ou tratamento com gazes inertes.

    Parâmetros como ventilação, umidade relativa, temperatura, iluminação, conduta das pessoas que lidam com o acervo, arquitetura do edifício, localização das áreas de guarda dentro do prédio, deverão ser observados quando do tratamento de acervos infestados por insetos e contaminados por fungos e ou outros microorganismos.

    fonte: http://www.restaurabr.org/arc/arc01pdf/086_PedroDeBritoSoares.pdf

  • O congelamento não é simples, há determinações específicas, para cada tempo usa-se graus diferentes e para descongelamento tbm. Sei que alguns comentários são engraçados, mas para a prova não servem, estudando com afinco encontrará como são os critérios para ser feito este congelamento, não e só colocar no freezer doméstico. rs