QUESTÃO CERTA
Pra quem quiser saber mais um pouquinho........
Todavia, nem sempre os pesticidas as previnem, e sua aplicação após o ataque não corrige os estragos já feitos. Eles perderam também parte da sua eficácia em razão da consciência crescente de que as substâncias químicas neles usadas podem ser perigosas para a saúde dos funcionários e causar danos aos acervos em papel. Métodos mais recentes de extermínio, como o congelamento controlado e a retirada do oxigênio, aparecem como alternativas promissoras para o tratamento das infestações existentes, mas, como os pesticidas, eles não previnem a infestação. Só se consegue a prevenção por meio de limpeza e conservação rigorosas e de procedimentos de monitoramento.
fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/cpba_26_a_29_1253283860.pdf
Para o manejo integrado de pragas não basta apenas a aplicação de métodos curativos como o congelamento profundo ou tratamento com gazes inertes.
Parâmetros como ventilação, umidade relativa, temperatura, iluminação, conduta das pessoas que lidam com o acervo, arquitetura do edifício, localização das áreas de guarda dentro do prédio, deverão ser observados quando do tratamento de acervos infestados por insetos e contaminados por fungos e ou outros microorganismos.
fonte: http://www.restaurabr.org/arc/arc01pdf/086_PedroDeBritoSoares.pdf