SóProvas


ID
653011
Banca
CEFET-BA
Órgão
PC-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) O retrato falado, elaborado pelo perito, é uma prova totalmente objetiva.

( ) Policiologia e Polícia Científica são dois outros nomes pelos quais se conhece a Criminalística.

( ) A Criminalística acompanha a evolução de cada uma das ciências que a integram, incorporando cada novo avanço e/ou descoberta para atingir seu objetivo de determinar a origem comum dos indícios.

A alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • Questão muito Fácil, porem existem algumas observações muito pertinentes ao material a ser estudado na Criminalística. A prova objetiva por exemplo que segundo DE PLACIDO E SILVA. Vocabulário jurídico. p. 656.

    Prova (demonstrar, reconhecer, forma juízo de) entende-se, assim, no sentido jurídico, a denominação, que se faz, pelos meios legais da existência ou veracidade de um fato material ou de um ato jurídico, em virtude da qual se conclui por sua existência do fato ou do ato demonstrado....

    ...
    Mas, tomada num duplo sentido, objetivo e subjetivo, não se mostra somente a demonstração material, revelada pelo conjunto de meios utilizados para a demonstração da existência dos fatos (sentido objetivo), como também a própria certeza ou convicção a respeito da veracidade da afirmação feita (sentido subjetivo). E, assim sendo, juridicamente compreendida, a prova é a própria convicção acerca da existência dos fatos alegados, nos quais se fundam os próprios direitos, objetos da discussão do litígio...

    ...A força da prova objetiva ou da prova material produzindo a prova subjetiva ou convicção, é que forma integralmente a prova jurídica, gerando os efeitos pretendidos, isto é, os de estabelecer uma demonstração inequívoca acerca dos fatos alegados ou afirmados. Nessa acepção, incluem-se, especialmente, as provas propriamente ditas, decorrentes da materialidade de fatos, de que se formou a certeza. São as provas diretas ou demonstradas por eles, no que diferem as provas indiretas, constituídas pelos indícios e presunções.


    Portanto assim podemos observar que o retrato falado não é totalmente prova objetiva como diz a questão

    Bons estudos!!
  • Questão de criminalística, não de criminologia.


  • POLICIOLOGIA?! Pode isso Arnaldo?

  • Polícia Científica sim mas Policiologia?

  • Afirmar que a criminologia é interdisciplinar e tem o empirismo como método significa dizer que esse ramo da ciência utiliza um método analítico para desenvolver uma análise indutiva.

    Empirismo; interdisciplinaridade (saberes parciais que se entegram e cooperam entre si)

    Abraços

  • Explicando um pouco sobre Criminalística:

    Conceito:

    Segundo definição realizada pelo 1° Congresso Nacional de Polícia Técnica (São Paulo, 1947), Criminalística é a “disciplina que tem como objetivo o reconhecimento e a interpretação dos indícios materiais extrínsecos, relativos ao crime ou à identidade do criminoso”.

    Esta ciência utiliza conhecimentos e métodos desenvolvidos por diversas ciências e artes para auxiliar as atividades policiais e judiciárias de investigação criminal (RABELLO, 1996).

    Outras terminologias:

    Essa Ciência já foi chamada de Criminologia Científica, Polícia Científica, Ciência Policial, Investigação Criminal Científica e de Policiologia.

    Objetivo:

    Determinar a origem comum dos indícios.

    Não confunda Criminalística com Medicina Legal.

    Enquanto a Criminalística tem como objetivo o exame de vestígios extrínsecos, a Medicina Legal tem como objetivo o exame de vestígios intrínsecos (na pessoa).

    Fonte: GARRIDO. Rodrigo Grazinoli. Criminalística: origens, evolução e descaminhos. Disponível em: file:///C:/Users/Windows/Downloads/1921-Texto%20do%20artigo-3241-1-10-20171106.pdf. - p. 4. Acesso em: 25.09.2020.

    Espero ter ajudado.

    Meu Instagram: @inverbisconcurseira.

    Lá divulgo materiais gratuitos focados para Delegado

  • O colega achou a questão "muito fácil", mas o comentário foi só cópia e cola de citação doutrinária da primeira alternativa kkkk esqueceu de justificar as outras duas e demonstrar onde ele encontrou a facilidade da questão !!! #prontofalei

  • Policiologia? Ave Maria...