SóProvas


ID
65335
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto
político-pedagógico (PPP).

A priorização das atividades-meio de cunho políticopedagógico é uma das diretrizes da gestão do projeto de escola em uma perspectiva emancipadora.

Alternativas
Comentários
  • A construção coletiva do Projeto Político–Pedagógico da Escola Pública cumpre sua função emancipadora, na perspectiva de Saviani, de que este projeto força "a noção de que o papel político da educação cumpre-se na perspectiva dos interesses dos dominados, quando garante aos trabalhadores o acesso ao saber, ao saber sistematizado." (SAVIANI, 1992, p.76).
  •   Aproximação Conceitual:
       É o plano global da instituição...sistematização, nunca definitiva,
    de um processo de planejamento participativo, que se objetiva e se aperfeiçoa na caminhada.
    Define a ação educativa que se quer realizar a partir de um posicionamento/Intencionalidade
    E de uma leitura crítica da realidade.

  • Ok, concordo com os  colegas, mas pq então o item está errado?
    Seria pq o cunho político pedagógico não é atividade meio e sim perpassa todo o projeto e a ação educativa?
  • Gabarito ERRADO
    NO PPP a inovação emancipatória ou edificante tem sempre "(...) lugar numa situação concreta em que quem aplica está existencial, ética e socialmente comprometido com o impacto da aplicação" (Santos, 1989, p. 158). Não há separação entre fins e meios, uma vez que a ação incide sobre ambos pois "(...) os fins só se concretizam na medida em que discutem os meios adequados à situação concreta" (idem, ibid.). Ou Seja não há priorização pois amboas são essenciais para sua construção.
  • Gab.: Errado.


    Há uma contradição entre o significado da palavra atividade-meio e a ideia da proposição, uma vez que ativ.- meio signifique que não é inerente ao objetivo principal da empresa ou instituição. 

  • Segundo Ilma Passos Veiga:

    Não há priorização nas atividades meio, há de se falar em reciprocidade entre os meios e fins.


    " O comportamento teleológico, que é que considera a reciprocidade entre meios e fins, é uma da características do ser humano e como tal permite-nos afirmar que toda pessoa administra, e administra fundamentalmente a satisfação de suas necessidades."


    "Administrar é agir de modo a combinar adequadamente o uso de recursos disponíveis para atingir um objetivo. É , portanto, uma ação finalista, voltada à obtenção de algum resultado."


    " Como atividade regular das organizações a administração é articuladora dos meios para atingir os fins desejados  e definidos.(...)"


    "Neste processo decisório é que os meios e fins interagem exigindo discernimento dos envolvidos."


    Fonte: Ilma Passos Veiga. Projeto Político Pedagógico da escola : Uma construção possível

    espero ter ajudado!!

    FOCOFORÇAFÉ#


  • Não há separação entre fins e meios, uma vez que a ação incide sobre ambos pois “(...) os fins só se concretizam na medida em que discutem os meios adequados à situação concreta” (idem, ibid.).

     

    Organizar as atividades-fim e meio da instituição educativa, por meio do projeto político-pedagógico sob a ótica da inovação emancipatória e edificante, traz consigo a possibilidade de alunos, professores, servidores técnico-administrativos unirem-se e separarem-se de acordo com as necessidades do processo.

     

    fonte: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v23n61/a02v2361.pdf