SóProvas


ID
654625
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O trauma de oclusão

Alternativas
Comentários
  • Uma resposta muito estranha; como pode não haver destruição periodontal e haver perda do osso alveolar?
  • Concordo plenamente caro colega, mais uma questão bem elaborada por estas "eficientes" empresas autorizadas a fazerem concursos pelo Brasil afora.
  • Concordo com os colegas, visto que o osso é um tecido mineralizado que faz parte do PERIODONTO. Assim a resposta poderia estar correta se ele referisse ao tecido mole periodontal. questão vale recurso.
  • Excessivasforçasoclusais podem ou não causar mobilidade dental Característicasdasforçasoclusais, como magnitude, duração, velocidade e frequência podem ser de grande significado no desenvolvimento da hipermobilibade. (SVANBERG, KING , GIBBS 1995) Os sinais radiográficos de espessamento do ligamento periodontal e aumento da mobilidade são adaptações a mudanças na demanda funcional Mudançasósseas devido ao trauma oclusal sãoreversíveisna ausência de inflamação, quando o trauma é retirado. (GREEN, LEVINE, 1996) Hipermomilidade produzida por trauma oclusal não causainflamação gengival ou agrava a severidade da gengivite crônica,não é um fatorprimário para a perda deinserção.(SVANBERG, KING, GIBBS, 1995) Trauma oclusal não inicia a gengivite ou periodontite ou acelera a transformaçãode gengivite para periodontite. (GREEN, LEVINE, 1996 ) JIN e CAO, 1992concluíramque não há significante diferençana profundidade de sondagem, no nívelclinico deinserçãoou perda de altura do osso alveolar comparando dentes com e sem contatos oclusais anormais. Forçasoclusais produzindo hipermobilidade dental podem acelerar a perda deinserçãona periodontite progressiva. Assim como interferir na otimização do reparo após o tratamento dadoençaperiodontal. (SVANBERG, KING. GIBBS 1995) 22 Dentes com periodonto sadio e altura reduzida têm a capacidade de adaptação para alterações na demanda funcional semelhante aos dentes com periodonto normal. (LINDHE, ERICSSON, 1982) 

  • Ta certo sim, pensa no trauma ortodontico. Só reabsorve osso e causa mobilidade nos dentes. Não destroi o peiodonto.