O treinamento e reabilitação dos músculos do ombro têm sido feitos com o uso de diversos equipamentos como cargas livres, faixas elásticas e, recentemente, hastes oscilatórias(21). As hastes oscilatórias são ferramentas de intervenção que proporcionam rápidas contrações musculares excêntricas e concêntricas, gerando co-contração dos grupos musculares por meio de movimentos oscilatórios causados pela movimentação da haste com o membro superior(1,4). A co-contração dos grupos musculares aumenta a estabilidade local e protege a articulação de forças compressivas e de tração(4).
Fonte: Hallal, C.Z.; Marques, N. R.; Gonçalves, M. Razão eletromiográfica de músculos estabilizadores do ombro durante a execução de exercícios com haste oscilatória. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, vol. 17 (1). São Paulo, 2011.
Body Blade é um sistema patenteado de treino, revolucionário para um rápido e eficaz fortalecimento muscular potência desenvolvimento, estabilização e tonificação, foi inventado pelo fisioterapeuta da Califórnia, Bruce Hymanson que foi procurado para criar um regime de exercícios que treinam os músculos ao redor dos ombros, sem forçar o conjunto para ir inicialmente através de uma ampla gama de movimentos, minimizando a dor. Esses dispositivos tem como objetivo gerar um estímulo vibratório, o qual é transferido para o músculo, acionando assim os músculo estabilizadoras da cintura escapular e do CORE. Os músculos, em seguida, produzir contrações rápidas concêntricas (encurtamento) e excêntrica (alongamento), que resultam em ajustes altamente qualificados no controle de movimento. Esta fibra muscular resulta de recrutamento em aumento da força e resistência muscular. Também aumenta a mobilidade das articulações e amplitude de movimento, protegendo as articulações do usuário. Também aumenta a coordenação, flexivel, a postura e a eficiência da função muscular.