SóProvas


ID
656134
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A doença de Kienback caracteriza-se pela presença de

Alternativas
Comentários
  • C: necrose do semilunar 
    http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=a%20doen%C3%A7a%20de%20kienbock%20caracteriza-se%20pela%20presen%C3%A7a%20de&source=web&cd=4&ved=0CD0QFjAD&url=http%3A%2F%2Fortopedia.facafisioterapia.net%2F2011%2F11%2Fentenda-doenca-de-kienbock.html&ei=FvwrT-vhBMfAtwe9hvTpDw&usg=AFQjCNE6ayQMmE4gFUD6cemvNBmgBQkl3Q
  • A Doença de Kienböck ocorre quando há falta de suprimento sanguineo para o osso semilunar e como conseqüência, este osso “morre” (necrose). Há diferentes estágios da doença, classificados de acordo com o comprometimento do osso semilunar e da articulação rádiocárpica. Com a necrose do osso semilunar, este vai sendo reabsorvido e diminuindo de tamanho, com isto, outros ossos mudam sua posição ocupando a antiga localização do osso afetado. Esta movimentação é causa de muita dor.
  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Bons estudos!
  • A doença de Kienbock é uma condição clínica caracterizada por dor e perda progressiva de amplitude de movimento no punho, em virtude de fragmentação e colapso do semilunar. 

    A teoria atual é de que haja uma somatória de fatores (etiologia multifatorial), incluindo algum mecanismo de estase venosa com aumento da pressão intra-óssea, insuficiência arterial constitucional do semilunar (menor quantidade de vasos penetrantes ou anastomoses intraósseas), microtraumas repetidos e predisposição mecânica a cisalhamento. 

    A doença afeta tipicamente indivíduos jovens (20 a 40 anos) e do sexo masculino ( 2 vezes mais que em mulheres), sendo quase exclusivamente unilateral. Os achados clínicos incluem dor, sinovite e diminuição progressiva de força e flexo-extensão do punho. O sistema de estadiamento atualmente usado é o descrito por Lichtman em 1977:

    Estágio 1: radiografia normal, exceto pela possibilidade de fratura linear.
    Estágio 2: aumento da densidade óssea (esclerose do semilunar)
    Estágio 3: fragmentação e colapso do semilunar, sendo subdividido em :
    3-A: sem perda da altura carpal
    3-B: com perda da altura carpal, observada através da subluxação rotatória do escafóide
    Estágio 4: pan-artrose do punho

  • Na fase inicial, imobilização do punho pode ajudar. Em torno de 50% das pessoas com doença de Kienböck têm o rádio alongado, nessa situação, cirurgia com encurtamento do rádio pode ser benéfica ao paciente. Em estágios avançados, onde o osso semilunar não é mais viável, a cirurgia indicada é a artrodese (fusão dos ossos do punho) ou ressecção da primeira fileira dos ossos do carpo.