a) entidades fracas. Uma entidades que só existe quando relacionada a outra entidade e seu identificador é composto não somente por atributos da própria entidade mas também por relacionamentos dos quais a entidade participa (Relacionamento identificador).
b) relacionamentos redundantes. Um modelo deve ser mínimo, isto é não deve conter conceitos redundantes. Um tipo de redundância que pode aparecer é a de relacionamentos redundantes. São relacionamentos que são resultado da combinação de outros relacionamentos entre as mesmas entidades. Um relacionamento é redundante, quando é possível eliminá-lo do diagrama ER, sem que haja perda de informações no banco de dados.
c) entidades associativas. Uma entidade associativa nada mais é que a redefinição de um relacionamento, que passa a ser tratado como se fosse também uma entidade.
d) relacionamentos ternários. Relacionamento de grau três (entre três tabelas).
e) autorrelacionamentos. Um relacionamento entre ocorrências de uma mesma entidade.
Figura A respeito dos relacionamentos redundantes, observe que banco de dados já informa em que departamento uma máquina está localizada e em que fábrica o departamento está localizado, ela informa por conseqüência em que fábrica uma máquina está localizada. Então, O relacionamento
LOCALIZAÇÃO-FÁBR entre
MÁQUINA e
FÁBRICA é redundante.
(Fonte: Projeto de Banco de Dados, 4ed, Carlos Alberto Heuser)