SóProvas


ID
660517
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Dadas as situações a seguir:

I. A empresa Dominó Ltda registrou todas as vendas de bens faturadas e os serviços que foram prestados nos montantes do parcelamento contratado.

II. A empresa Construção Ltda reconheceu as vendas faturadas no resultado e está aguardando o faturamento dos serviços para reconhecer as receitas das consultorias prestadas.

III. A empresa Service S.A. reconhece suas receitas com a execução completa dos serviços.

IV. A empresa Logística S.A. faturou os produtos, reconheceu as receitas e a mercadoria encontra-se no porto disponível para embarque no navio para o cliente.

V. A empresa Diagonal Ltda difere a quantia faturada como serviços de garantia quando vendido em conjunto com os televisores.

São consideradas "não conforme" pelo auditor APENAS

Alternativas
Comentários
  • ufa... que susto... 
    marquei a letra B super confiante
  • Os valores parcelados não deveriam ser registrados a valor presente e os juros apropriados ao longo do tempo?
    Obrigada!
  • Entendo que seriam praticas nao conformes pelo Auditor :

     - O reconhecimento do serviço deve ser feito no momento da contratação e nao no momento do encerramento  da prestação do serviço.
    -  O reconhecimento do faturamento do material entregue no porto ( mercadorias ) so é possivel se o contrato de venda seja com clausula de faturamento FOB
    Entendo que o diferimento da garantia quando vendida em conjunto é uma prática correta, ´no caso da venda de garantia extendida.











  • I. A empresa Dominó Ltda registrou todas as vendas de bens faturadas e os serviços que foram prestados nos montantes do parcelamento contratado.
    ERRADA.Conforme o CPC 30 (R1) - Receitas:
     
    8. Vendas a prazo, segundo as quais os valores são recebidos em prestações.
    A receita atribuível ao preço de venda, líquido de juros, deve ser reconhecida na data da venda. O preço de venda é o valor presente da contraprestação, descontando-se das parcelas a receber a taxa de juros imputada. Os juros devem ser reconhecidos como receita à medida que são gerados, utilizando-se o método da taxa efetiva de juros.

    II. A empresa Construção Ltda reconheceu as vendas faturadas no resultado e está aguardando o faturamento dos serviços para reconhecer as receitas das consultorias prestadas.
    ERRADA. Quando a conclusão de uma transação que envolva a prestação de serviços puder ser estimada com confiabilidade, a receita associada à transação deve ser reconhecida tomando por base o estágio de execução, e não aguardar o faturamento para reconhecer a receita. Sobre esse assunto, veja a resposta à assertiva III, abaixo.

    III. A empresa Service S.A. reconhece suas receitas com a execução completa dos serviços.
    ERRADA.Conforme o CPC 30 (R1) ? Receitas:
     
    Prestação de serviços
    20. Quando a conclusão de uma transação que envolva a prestação de serviços puder ser estimada com confiabilidade, a receita associada à transação deve ser reconhecida tomando por base o estágio de execução (stage of completion) da transação ao término do período de reporte. O desfecho de uma transação pode ser estimado com confiabilidade quando todas as seguintes condições forem satisfeitas:
     
    (a) o valor da receita puder ser mensurado com confiabilidade;
    (b) for provável que os benefícios econômicos associados à transação fluirão para a entidade;
    (c) o estágio de execução (stage of completion) da transação ao término do período de reporte puder ser mensurado com confiabilidade; e
    (d) as despesas incorridas com a transação assim como as despesas para concluí-la puderem ser mensuradas com confiabilidade.
     
    21. O reconhecimento da receita com referência ao estágio de execução de uma transação é usualmente denominado como sendo o método da percentagem completada. Por esse método, a receita é reconhecida nos períodos contábeis em que os serviços são prestados. O reconhecimento da receita nessa base proporciona informação útil sobre a extensão da atividade e o desempenho dos serviços prestados durante o período.

    Fonte: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=snL3b__RVM88JTig3xxUfLCNzQ62yDdODWW_22zau4g~
  • V. A empresa Diagonal Ltda difere a quantia faturada como serviços de garantia quando vendido em conjunto com os televisores.
    CORRETA.Conforme o Pronunciamento CPC 30 (R1) - Receitas:
     
    Identificação da transação
    13. Os critérios de reconhecimento neste Pronunciamento devem ser geralmente aplicados separadamente a cada transação. Entretanto, em certas circunstâncias pode ser necessário aplicar os critérios de reconhecimento aos componentes separadamente identificáveis de uma única transação, com o objetivo de refletir a essência econômica da transação. Um exemplo de tal situação ocorre quando o preço da venda de um produto inclui valores identificáveis, correspondentes a serviços a serem executados posteriormente. Para esses casos, tais valores devem ser diferidos e reconhecidos como receita durante o período em que o serviço vier a ser executado.

    A ÚNICA conforme é a "V". Logo, a questão deveria solicitar a "CONFORME".

    Fonte: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=snL3b__RVM88JTig3xxUfLCNzQ62yDdODWW_22zau4g~
  • IV. A empresa Logística S.A. faturou os produtos, reconheceu as receitas e a mercadoria encontra-se no porto disponível para embarque no navio para o cliente.
    ERRADA.É necessário que o cliente receba os produtos, para que a empresa Logística possa reconhecer as receitas. No caso, como a mercadoria ainda está no porto, e a questão não mencionou nada sobre uma possível concordância do cliente, a receita ainda não pode ser reconhecida.
     
    A esse respeito, o CPC (R1) estabelece o seguinte:
     
     
    Venda de bens
    14. A receita proveniente da venda de bens deve ser reconhecida quando forem satisfeitas todas as seguintes condições:
     
    (a) a entidade tenha transferido para o comprador os riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens;
     
    (b) a entidade não mantenha envolvimento continuado na gestão dos bens vendidos em grau normalmente associado à propriedade e tampouco efetivo controle sobre tais bens;
     
    (c) o valor da receita possa ser mensurado com confiabilidade;
     
    (d) for provável que os benefícios econômicos associados à transação fluirão para a entidade; e
     
    (e) as despesas incorridas ou a serem incorridas, referentes à transação, possam ser mensuradas com confiabilidade.
     
    15. A avaliação do momento em que a entidade transfere os riscos e os benefícios significativos da propriedade para o comprador exige o exame das circunstâncias da transação. Na maior parte dos casos, a transferência dos riscos e dos benefícios inerentes à propriedade coincide com a transferência da titularidade legal ou da transferência da posse do ativo para o comprador. Tais casos são típicos das vendas a varejo. Em outros casos, porém, a transferência dos riscos e benefícios da propriedade ocorre em momento diferente da transferência da titularidade legal ou da transferência da posse do ativo.
  • Continuação da explicação do item IV:

    Há uma situação, contudo, em que a mercadoria não é entregue, mas a receita pode ser reconhecida (contabilizada). Confira:
     
    Venda faturada e não entregue (bill and hold sales).
     
    Refere-se à modalidade de venda na qual a entrega da mercadoria é retardada a pedido do comprador, porém este detém a propriedade e aceita a fatura. Nesses casos, a receita deve ser reconhecida quando o comprador passa a deter a propriedade, desde que:
     
    (a) seja provável que a entrega será efetuada;
     
    (b) o item esteja no estoque do vendedor, identificado e pronto para entrega ao comprador no momento em que a venda é reconhecida;
     
    (c) o comprador forneça instruções específicas relacionadas ao adiamento da entrega; e,
     
    (d) as condições de pagamento sejam as usualmente praticadas.
     
    A receita não deve ser reconhecida quando existe apenas a intenção de adquirir ou produzir as mercadorias a tempo para a entrega.
     
    Como a assertiva não menciona nada sobre as condições acima, caímos na regra geral, ou seja, reconhece a receita quando entregar o produto ao cliente.

    INFORMO QUE TODOS OS MEUS COMENTÁRIOS FORAM RETIRADOS DA SEGUINTE FONTE: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=snL3b__RVM88JTig3xxUfLCNzQ62yDdODWW_22zau4g~
  • Não entendi. A questão pediu os registros NÃO CONFORMES, porque marcar a V se está conforme????????????????????????????

  • Presumo que a questão, em tela, foi ANULADA.