SóProvas


ID
661036
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O conflito disfuncional é aquele que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - A

    O conflito, em si, não é patológico nem destrutivo. Pode ter conseqüência funcionais e disfuncionais, a depender da sua intensidade, estágio de evolução, contexto e forma como é tratado.

     
    Conflitos funcionais: São aqueles que estão à serviço dos objetivos do grupo e melhoram seu desempenho. O conflito funcional previne a estagnação decorrente do equilíbrio constante da concordância, estimula o interesse e a curiosidade pelo desafio da oposição, descobre os problemas e demanda sua resolução. Funciona, verdadeiramente, como a raiz de mudanças pessoais, grupais e sociais.
     
    Conflitos disfuncionais: São aqueles que atrapalham o desempenho do grupo e criam obstáculos para a melhoria do desempenho organizacional. A energia das pessoas e do grupo estão à serviço do conflito e não dos objetivos e metas.
     
    Conflito de relacionamento: Conflito baseado nas relações interpessoais. Em geral conflitos de relacionamento são quase sempre disfuncionais. Isso porque o atrito e hostilidades interpessoais inerentes aos conflitos de relacionamento aumentam o choque de personalidades (egos) e reduzem a compreensão mútua, diminuem a racionalidade impedindo a realização das tarefas.
     
    Conflito de Tarefa: Conflito relacionado ao conteúdo e aos objetivos do trabalho. Esse conflito é funcional quando seu nível fica em baixo e moderado porque estimula a discussão de idéias que ajudam o trabalho do grupo e consequentemente tem um efeito positivo no desempenho do mesmo.
     
    Conflito de processo: Conflito sobre como o trabalho é realizado. Para que o conflito de processo seja produtivo, isto é funcional, seu nível deve ser baixo. Muita discussão sobre quem deve fazer o que se torna disfuncional quando gera incertezas sobre os papeis de cada um, aumenta o tempo de realização das tarefas e leva os membros ao retrabalho.
     
  • Diferença entre Conflito funcional e Conflito disfuncional

    A visão interacionista não propõe que todos os conflitos sejam bons. Na verdade, existem os conflitos funcionais que atuam de forma construtiva apoiando os objetivos do grupo e melhorando o desempenho e existem os conflitos disfuncionais que atrapalham o desempenho do grupo. Diferenciamos conflitos funcionais de disfuncionais observando o tipo de conflito. Existem três tipos: de tarefa, que está relacionado com o conteúdo e os objetivos do trabalho; de relacionamento, que se refere às relações interpessoais e de processo, que se relaciona à maneira como o trabalho é realizado.

     
  • CONFLITOS:

    Funcionais: atuam de forma construtiva apoiando os objetivos do grupo e melhorando o desempenho

    Disfuncionais: atuam de forma destrutiva e podem ocorrer em detrimento: do Relacionamento - baseado nas relações interpessoais; da Tarefa: relacionado ao conteúdo e aos objetivos do trabalho; do Processo: Conflito sobre como o trabalho é realizado.

    Segundo Chiavenato (2008, p.179): O conflito pode gerar efeito positivo (dentre outros pode-se dizer que é um modo de chamar a atenção para os problemas existentes e serve para evitar problemas mais sérios); todavia, o conflito pode gerar efeito destrutivo (dentre outros pode-se dizer que a cooperação passa a ser substituída por comportamentos que prejudicam a organização. Cabe ao gerente administrar o conflito de modo a aumentar os efeitos positivos (construtivos) e minimizar os negativos (destrutivos).

  • A
    O conflito funcional ocorre quando os  interesses da organização são atendidos, como  resultado de disputa ou desacordo. O conflito  disfuncional ocorre quando a disputa ou desacordo prejudica a organização.
    O conflito funcional promove maiores  níveis de desempenho por meios como: aumento da motivação, habilidades em resolver  problemas, criatividade, mudança construtiva. O conflito disfuncional é destrutivo em  muitos aspectos como: desperdício de tempo  e colocação do bem-estar pessoal acima dos  interesses da empresa.
  • Ainda que eu comprasse todos os livros do Chiavenato, sem uma super mente, de gestão de pessoas, eu nada saberia.


  • O conflito é definido como luta, combate, guerra, enfrentamento, oposição entre duas ou mais partes, desavença entre pessoas, grupos. Divergências de ideias, de opiniões, de atitudes e de crenças. Caso apresente consequências positivas, o conflito é denominado funcional. Se as consequências forem negativas, é chamado disfuncional. Assim, o conflito disfuncional interfere no desempenho de forma negativa, prejudicando as metas e objetivos da organização.

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)