-
Gabarito- E
O conflito, em si, não é patológico nem destrutivo. Pode ter conseqüência funcionais e disfuncionais, a depender da sua intensidade, estágio de evolução, contexto e forma como é tratado.
Conflitos funcionais: São aqueles que estão à serviço dos objetivos do grupo e melhoram seu desempenho. O conflito funcional previne a estagnação decorrente do equilíbrio constante da concordância, estimula o interesse e a curiosidade pelo desafio da oposição, descobre os problemas e demanda sua resolução. Funciona, verdadeiramente, como a raiz de mudanças pessoais, grupais e sociais.
Conflitos disfuncionais: São aqueles que atrapalham o desempenho do grupo e criam obstáculos para a melhoria do desempenho organizacional. A energia das pessoas e do grupo estão à serviço do conflito e não dos objetivos e metas.
Conflito de relacionamento: Conflito baseado nas relações interpessoais. Em geral conflitos de relacionamento são quase sempre disfuncionais. Isso porque o atrito e hostilidades interpessoais inerentes aos conflitos de relacionamento aumentam o choque de personalidades (egos) e reduzem a compreensão mútua, diminuem a racionalidade impedindo a realização das tarefas.
Conflito de Tarefa: Conflito relacionado ao conteúdo e aos objetivos do trabalho. Esse conflito é funcional quando seu nível fica em baixo e moderado porque estimula a discussão de idéias que ajudam o trabalho do grupo e consequentemente tem um efeito positivo no desempenho do mesmo.
Conflito de processo: Conflito sobre como o trabalho é realizado. Para que o conflito de processo seja produtivo, isto é funcional, seu nível deve ser baixo. Muita discussão sobre quem deve fazer o que se torna disfuncional quando gera incertezas sobre os papeis de cada um, aumenta o tempo de realização das tarefas e leva os membros ao retrabalho.
-
Nao entendi pq a D estaria errada...
-
- Pois é, Sérgio, também fiquei sem entender, afinal:
- (*)Aproveitando o conceito publicado pelo Augusto "Conflito de processo: Conflito sobre como o trabalho é realizado. Para que o conflito de processo seja produtivo, isto é funcional, seu nível deve ser baixo. Muita discussão sobre quem deve fazer o que se torna disfuncional quando gera incertezas sobre os papeis de cada um, aumenta o tempo de realização das tarefas e leva os membros ao retrabalho."
- O conflito de processo é aquele que surge "como consequência da interdependência de papéis e funções profissionais". Como, também, "em relação à responsabilidade e ao modo como o trabalho deve ser realizado".
-
No Conflito de processo, entendemos que a Organização não utiliza dos fluxogramas definidos e divulgados para o todo.
Acarretando aos colaboradores dúvidas quanto ao processo de input e output de suas atribuições, setores interdependentes e sem correlação. No determinado setor quando as atividades forem mal distribuídas, também haverá falta de conexão, modo" como fazer" e sua inteligação com outros subprocessos do mesmo setor. Por isso , gabarito da Questão D e E.
Não creio que a letra D esteja errada, se alguém possuir outra observação que seja letra E. Agradeço.
Caso contrário, essa questão estava passível de Recurso.
Att,
Cristiane Souza
-
Diferença entre Conflito funcional e Conflito disfuncional
A visão interacionista não propõe que todos os conflitos sejam bons. Na verdade, existem os conflitos funcionais que atuam de forma construtiva apoiando os objetivos do grupo e melhorando o desempenho e existem os conflitos disfuncionais que atrapalham o desempenho do grupo. Diferenciamos conflitos funcionais de disfuncionais observando o tipo de conflito. Existem três tipos:
de tarefa, que está relacionado com o conteúdo e os objetivos do trabalho;
de relacionamento, que se refere às relações interpessoais e
de processo, que se relaciona à maneira como o trabalho é realizado.
-
Entendo que a alternativa D esta errada! vejamos
O conflito de processo é aquele que surge como consequência da interdependência de papéis e funções profissionais.
errado, pois a interdependência de papéis e funções não significa a falta divisão dos processos de trabalho, mas sim que existe papeis e funções bem definidos e que são todos interdependentes ( ou seja todos funcionam em conjunto sem um não é para funcionar o outro) e pode levar a conflitos de tarefa ( Ex o setor de Markenting x setor de Produção, sem markenting não tem como se divulgar o produto portanto tende a não funcionar o setor de produção da ai pela interdenpedência um vai querer se introsar na função do outro no intuito de melhorar seu setor) portanto no conflito de processo seria dizer que não havia definições de faz o que (ex: funcionário A x Funcionário B sobre do setor de produção ambos não sabem pq houve falha da gerencia em dizer quem faz o que)
-
Gabarito: E
a) da incapacidade de perceber as intenções e perspectivasdas outras pessoas. (Conflito de Relacionamento)
b) de diferenças de personalidade e objetivos pessoais.(Conflito de Relacionamento)
c) em função de diferentes conteúdos e objetivos detrabalho. (Conflito de Tarefa)
d) como consequência da interdependência de papéis e funçõesprofissionais. (Conflito de Relacionamento) suposição!!!
e) em relação à responsabilidade e ao modo como o trabalhodeve ser realizado. (Conflito de Processo)
-
Outra questão para treinar...
Q265035 Prova: FCC - 2012 - TRF - 5ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Área Administrativa
Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Gestão de Conflitos;
Existem três tipos de conflitos: de Tarefa, de Relacionamento e de Processo. Conflito de Processo é o que
- a) está relacionado ao conteúdo e metas do trabalho.
- b) está relacionado a como o trabalho é executado.Gabarito.
- c) ocorre nas relações interpessoais.
- d) melhora a qualidade das decisões fornecendo meios pelos quais os problemas não podem ser manifestados.
- e) impossibilita o desafio ao status quo, não promovendo a reavaliação de metas do grupo.
-
Segue outra relacionada da FCC:
QUESTÃO CERTA: Existem diferentes definições de conflito no ambiente organizacional, bem assim de seus tipos, além de diferentes abordagens quanto a sua resolução. Nesse sentido, em uma situação hipotética, um grupo da organização expressa divergência acerca da forma como deveria ser realizado determinado trabalho e o administrador, para fins de resolução de tal divergência, efetuou uma intervenção no episódio, mediante uma reunião de confrontação entre as partes. Em tal situação, verifica-se existência de conflito de processo e aplicação de abordagem de processo.
Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/6538b13f-de
-
Gestão de conflitos
Tipos de conflitos:
1. De tarefa: está relacionado ao conteúdo e às metas estipuladas para o trabalho.
2. De relacionamento: situações complexas, movidas pelo relacionamento entre duas pessoas ou mais.
3. De processo: relaciona-se ao fato de como o trabalho é executado.
Abordagens:
1. Estrutural: recursos limitados, escassos, interdependentes. Visa minimizar as diferenças entre os grupos; Reduzir a diferenciação dos grupos.
2. De processo: intervenção direta no conflito (desativação, desescalonização do conflito; reunião de confrontação; colaboração).
3. Mista: administra o conflito na estrutura e no processo (adoção de regras; criação de papéis interligados/papéis de ligação).