SóProvas


ID
661234
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A busca pela capacidade de promover a sintonia entre os governos e as novas condições socioeconômicas, políticas e culturais, em que a competição inter-regional, ou interurbana configura-se, entre outras, através de construção por meio de parcerias com empresas de ambientes urbanos dotados de opções de consumo turístico-cultural, centro de convenções, estádios ou parques esportivos, hotéis de lazer, marinas, centros culturais urbanos, bem como investimentos objetivando prover a cidade com aeroportos e sistema de comunicações modernos, centros bancários e financeiros, centros de treinamento, escolas de negócios e informática e distritos industriais com tecnologia de ponta, são características de

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA D
    O empreendedorismo governamental, em conformidade com o que a própria questão citou é mais uma escola que forma o paradigma pós-burocrático, muito próximo do modelo gerencial.

  • Segundo Augustinho Paludo,

        O empreendedorismo público teve como fonte de inspiração o livro Reinventando o governo, de David Osborne e Ted Gaebler. O empreendedorismo se apresenta como uma forma de melhorar os governos. Não se deve governar uma nação como quem administra uma organização privada visto que os governos são gestores públicos e não empresários, mas isso não impede que os governos e demais gestores se tornem empreendedores.Para José Pereira (2008), "o esforço para criar uma cultura empreendedora na Administração Pública é um fator chave para a elevação da gestão pública no Brasil, em termos de resultados e qualidade no serviço público.
       O governo empreendedor é um governo especial. Na visão de Wilson Granjeiro (2006), é um governo que:
    procura formas eficientes de administrar. Está disposto a abandonar velhos programas e métodos. É inovador, imaginoso e criativo. Assume riscos. Transforma suas funções em fonte de receita, em vez de pesos sobre o orçamento. Despreza as alternativas convencionais que se limitam a oferecer serviços básicos. Trabalha de acordo com o setor privado. Cria empresas e operações geradoras de recursos. Orienta-se para o mercado. Reconhece o mérito. Faz com que as coisas funcionem e não teme sonhar o grande sonho. Utiliza técnicas de gerenciamento mais inovadoras e eficazes em relação ao custo.
           Princípios que orientam os governos e gestores a agirem como empreendedores:
    * Governo catalisador: navegando em vez de remar;
    * Governo pertence à comunidade: dando responsabilidade ao cidadão, em vez de servi-lo;
    * Governo competitivo;
    * Governo orientado por missões: transformando órgãos burocratizados;
    * Governo de resultados: financiando resultados e não recursos.
    * Governo e seus clientes: atendendo às necessidades dos clientes e não da burocracia;
    * Governo empreendedor: gerando receita ao invés de despesa;
    * Governo preventivo: a prevenção em lugar da cura;
    * Governo descentralizado: da hierarquia à participação e ao trabalho em equipe;
    * Governo orientado ao mercado: introduzindo mudanças através do mercado.
  • O incentivo a se desenvolver a capacidade de promover a sintonia entre os governos e as novas condições socioeconômicas, políticas e culturais, em que a competição inter-regional, ou interurbana apresenta-se, entre outras, por meio de investimentos em infraestrutura social, que seria responsável por criar centros de inovação e alianças entre esferas de poder de elites políticas locais procurando garantir os recursos necessários para a realização de todos os investimentos necessários, é conhecido como R = D

  • DO NADA gestão patrimonialista ali kkkkkkkk

  • Eu tinha um certo nível de confiança que era empreenderorismo governamental, mas essa "Novas lideranças" me baqueou um pouco......Alguém sabe me dizer mais ou menos o que é só pra eu poder ter um conceito na cabeça e não hesitar de novo?

  • • O governo empreendedor é focado no alcance de resultados. que atendem às necessidades da sociedade, adotando os procedimentos da nova gestão pública. inspirados nas técnicas privadas.

    • As novas lideranças devem atentar para os novos valores vigentes, desenvolvendo habilidades gerenciais, que assegurem os direitos e os deveres do cidadão