SóProvas


ID
661753
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação ao framework Hibernate é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  a) Permite fazer a persistência automatizada dos objetos em uma aplicação Java para as tabelas de um banco de dados relacional, utilizando metadados (descrição dos dados) que descrevem o mapeamento entre os objetos e o banco de dados. (correto) Faz parte da definição de Hibernate  b) É uma boa opção apenas para sistemas que fazem muito uso de stored procedures, triggers ou que implementam a maior parte da lógica da aplicação no banco de dados vai se beneficiar mais com o uso do Hibernate. (errado) Quanto menos componentes próprios de banco forem usados, mais fácil a utilização do modelo de dados com Hibernate  c) Permite enviar unidirecionalmente uma representação de dados de um banco de dados relacional para um modelo de objeto utilizando um esquema baseado exclusivamente em Hibernate Query Language (HQL). (errado) Pode usar HQL, Criteria queries e SQL nativo  d) A Java Persistence API (JPA) implementa o Hibernate, que é parte do Enterprise JavaBeans 4.0. (errado) Hibernate implementa a especificação JPA.  e) Em uma aplicação criada com Hibernate, para cada classe de persistência é necessário criar um arquivo de mapeamento XML que deve ser salvo obrigatoriamente com o nome da classe seguido pelo sufixo .map.xml. Alguém poderia fazer um comentário melhor sobre essa opção? 
  • Complementando, o sufixo correto é .hbm.xml
  • e) Em uma aplicação criada com Hibernate, para cada classe de persistência é necessário criar um arquivo de mapeamento XML que deve ser salvo obrigatoriamente com o nome da classe seguido pelo sufixo .map.xml.
    Atém do sufixo do arquivo, não é necessário criar esse mapeamento. Lembre-se que podemos realizar a configuração com o uso de Annotations.
  • Complementando a resposta do colega Jefferson, quando se usa annotations, os códigos xml dos mapeamentos são gerados automaticamente. Bons estudos!

  • a-

    Para limitações de mapeamento objeto relacional, surgiram frameworks como Hibernate, poupando de mapear as classes para tabelas manualmente.Oracle criou uma especificação para o mapeamento objeto relacional- JPA, api-padrão Java para a persistência do estado de objetos em bancos de dados relacionais. O JPA fornece interfaces e classes para aplicações Java, fazendo parte da especificação JEE desde a versão 5.0. A abordagem tradicional consistia em utilizar o JDBC para comunicação, através de suas interfaces implementadas pelos drivers JDBC específicos para cada banco. A abordagem do JPA implementa provedor JPA, que interage diretamente com o JDBC, estabelecendo comunicação com o banco de dados