Processos técnicos
São usados para definir os requisitos para um sistema, para transformar os requisitos em um produto eficaz , para permitir a reprodução consistente do produto , se necessário , para utilizar o produto , a fornecer os serviços necessários, para sustentar o fornecimento desses serviços e de dispor do produto quando ele for retirado de serviço.
Processo de Implementação de SW
São usados para produzir um determinado elemento do sistema implementado em software . Esses processos transformam comportamentos específicos, interfaces e implementação restrições em ações de implementação , resultando em um elemento do sistema que satisfaça as exigências derivadas dos requisitos de sistema.
Processo de Apoio ao SW
Fornecem um conjunto específico de atividades para a realização de um processo especializado de software. Um processo de apoio auxilia o Processo de Implementação de Software como parte integrante com um propósito distinto, contribuindo para o sucesso e a qualidade do projeto de software.
Processo de Reuso de Software
Consistem em três processos que suportam a capacidade da organização para reutilizar itens de software além dos limites de um projeto em particular. Estes processos são únicos porque, pela sua natureza, elas operam fora dos limites de qualquer projeto específico.
Processos contratuais
Estes processos definem as atividades necessárias para estabelecer um acordo entre duas organizações. Se o Processo de aquisição é invocado, ele fornece os meios para a realização de negócios com um fornecedor de produtos. Se o processo de fornecimento é invocado, ele fornece os meios para garantir que um produto ou serviço é entregue para o adquirente.
Processos Organizacionais Capacitadores de Projeto
Gerenciam a capacidade da organização para adquirir e fornecer produtos ou serviços através da iniciação, suporte e controle de projetos . Eles fornecem recursos e infra-estrutura necessária para apoiar projetos e garantir a satisfação dos objetivos organizacionais e acordos estabelecidos. Eles não se destinam a ser um conjunto abrangente de processos de negócios que permitem gerenciar os negócios da organização.
Processos de Projetos (2 subgrupos: processos de apoio e de gerenciamento)
Processos de apoio aos projetos
Fornecem um conjunto específico de tarefas para a realização de um gerenciamento objetivo especializado. Eles são evidentes na gestão de qualquer empresa, variando de uma organização completa a um único processo de ciclo de vida e as suas tarefas.
Processos de gerenciamento de projetos
São usados para estabelecer e desenvolver planos de projeto, para avaliar o real progresso contra os planos e controlar a execução do projeto até à sua completa realização.
Fonte: ISO 12207:2008 (Tradução marromenos)