SóProvas


ID
662305
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao gerenciamento de memória no Linux, é INCORRETO afirmar: ,

Alternativas
Comentários
  • D) Quando uma página sem armazenamento de apoio tem de ser jogada fora da memória, escolhe-se a partição ou o arquivo de paginação de mais alta prioridade que ainda possui espaço livre. Normalmente, quando existe uma partição de página, ela possui prioridade mais alta do que qualquer arquivo de paginação.


    Fonte: Sistemas Operacionais Modernos, 3ª Ed., pág. 474

  • Alguém comenta o B???

    Não pode haver fragmentação na memória?? Se ocorre fragmentação, a memória não necessariamente é contígua, correto???

  • George, a B faz referência particular à paginação.

    Vc deve ter em mente que existem dois tipos de fragmentação - interna e externa. Cada uma tem a sua particularidade!! Abaixo tento explicar um pouco...

     

    Na paginação, o tamanho da página na memória LÓGICA corresponde ao mesmo tamanho da página na memória FÍSICA!! E TODAS as páginas possuem tamanhos FIXOS (contíguas e homogêneas como citado na letra B).

    Na paginação ocorre APENAS a fragmentação interna. Aqui há o desperdício de uma página na memória, ou seja, aquele espaço na memória (página) não é totalmente preenchido e então desperdiçado.

     

    No caso de um programa ocupar mais do que uma página, ele será fragmentado para ocupar as respectivas páginas e não significa, necessariamente, que essas páginas sejam consecutivas... ocupando qquer página que tiver livre! Reforçando que a paginação não exige que o programa seja posto em páginas consecutivas.


    Diferente da segmentação, que exige que o programa seja armazenado de forma sequencial (consecutivo) e caso não haja espaço suficiente (mesmo haja pela soma dos espaços livres quebrados) isso gera a fragmentação externa.