SóProvas


ID
664561
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após submeter-se à apendicectomia, devido à perfuração do apêndice, o escriturário apresentou sintomas como febre, dor, rigidez abdominal, vômitos e desidratação. Essas manifestações caracterizam a complicação denominada

Alternativas
Comentários
  • Diverticulite é uma inflamação dos divertículos presentes no intestino grosso, Quando há a obstrução de algum divertículo por fezes ou alimentos não digeridos,evolui para um processo infeccioso. O quadro clínico se caracteriza por dor abdominal, alteração do hábito intestinal e febre.A queixa mais comum é de desconforto doloroso na região inferior esquerda do abdome com variável tempo de duração e que alivia com a eliminação de gases ou fezes. Diarréia ou constipação (intestino trancado/prisão de ventre) também podem ocorrer. 

  • Peritonite --- inflamaçao do peritonio membrana cerosa q reveste a cavidade abdominal e algumas viceras
    o primeiro sintoma observado é o da presença de dor e sensibilidade abdominal outros sintomas é ascite nao evacuação, febre, nauseas, vômitos e sede.

    Existem diversas complicações que podem ocorrer em um quadro de peritonite:

    • Distúrbios eletrolíticos e hipovolemia, devido ao sequestro de fluídos e eletrólitos. Isto pode resultar em choque e insuficiência renal aguda;
    • Formação de abscesso peritoneal;
    • Desenvolvimento de septicemia;
    • Entrada de fluído no diafragma, resultando em complicações respiratórias.

    O tratamento consiste sempre em intervenção cirúrgica. Mas também  é necessário administrar antibióticos para combater a infecção, bem como hidratar o paciente com soro intravenoso para compensar a perda de líquido através de êmese. Também é importante administrar medicamentos para aliviar a dor.

  • A doença de Whipple é uma doença infecciosa rara e sistêmica. Comumente considerada uma desordem gastrointestinal, a doença de Whipple causa principalmente má-absorção, mas pode afetar qualquer parte do corpo inclusive o coração, pulmões, cérebro, articulações e olhos. Perda de peso, diarréia, dores articulares e artrites são sintomas comuns, mas a apresentação pode ser altamente variável sendo que aproximadamente 15% dos pacientes não têm estes sinais clássicos e sintomas. A doença de Whipple é significativamente mais comum em homens, com prevalencia de 87% nesse sexo. Quando reconhecida e tratada, a doença de Whipple normalmente pode ser curada com terapia antibiótica a longo prazo; sem tratar a doença é fatal.

  • Febre, dor, rigidez abdominal, vômitos e desidratação após apendicectomia são sinais clássicos da inflamação do peritônio (peritonite).