SóProvas


ID
665008
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao relevo de Rondônia, pode-se afirmar que é pouco acidentado. Porém, existem áreas com altitudes que chegam a alcançar mais de 800m, como na Serra dos Pacaás Novos.
A área mais acidentada do relevo de Rondônia, na qual se situa a serra mencionada, localiza-se, predominantemente, em que porção do estado?

Alternativas
Comentários
  • Sul. Normalmente pelo relevo, região mais baixas
  • Ao sul do Estado fica a Chapada dos Parecis, e Paacás Novos fica ao Noroeste do Estado. Sendo assim a resposta correta é a B - Noroeste.
  • Gabarito errado!  Serra dos pacaás novos fica no Noroeste! Letra B
  • A banca manteve o gabarito preliminar com a seguinte justificativa: "Considerando-se a extensão da Serra dos Pacaás Novos, o sul do estado de Rondônia é a porção na qual este relevo é predominante, muito embora se trate de um alinhamento longo."
  • Apesar do gabarito mantido pela banca conforme informado, a questão é controversa. Veja o que diz: "O relevo do Estado é pouco acidentado, não apresentando grandes elevações ou depressões, com variações de altitudes que vão de 70 metros a pouco mais de 500 metros. A região norte e noroeste, pertencente à grande Planície Amazônica, situa-se no vale do rio Madeira e apresenta área de terras baixas e sedimentares. As áreas mais acidentadas encontram-se localizadas na região sul, onde ocorrem elevações e depressões, com altitudes que chegam a alcançar 800 metros na Serra dos Pacaás Novos, que se dirige de noroeste para sudeste e é o divisor entre a bacia do rio Guaporé e as bacias dos afluentes do rio Madeira (Jaci-Paraná, Candeias e Jamari)."
    Fonte: http://www.rondonia.ro.gov.br/conteudo.asp?id=180
  • relevo de Rondônia é pouco acidentado, não apresentando grandes elevações ou depressões, com variações de altitudes que vão de 70 metros a pouco mais de 500 metros. A região norte e noroeste, pertencente à Planície Amazônica, situa-se no vale do rio Madeira e apresenta área de terras baixas e sedimentares. As áreas mais acidentadas encontram-se localizadas na região sul, onde ocorrem elevações e depressões, com altitudes que chegam a alcançar 800 metros na Serra dos Pacaás Novos, que se dirige de noroeste para sudeste e é o divisor entre a bacia do rio Guaporé e as bacias dos afluentes do rio Madeira (Jaci-Paraná, Candeias e Jamari)

  • Concordo com os colegas a questão é passível de recursos. 

    A serra dos Pacaás Novos constitui a superfície cimeira do Estado, desenvolvendo-se na direção Noroeste - Sudeste é pertencente ao sistema mato-grossense do Maciço Central Brasileiro com altitude acima de 300, e entre 600 a 900 metros, com pontos culminantes acima de1.000 m.

  • Discordo da Banca. o Pacaás Novo se encontra na região mais a Noroeste do Estado, no sul do estado predomina o Planalto Brasileiro e Vale do Guaporé. Questão deveria ser anulada pela banca...

  • As áreas mais acidentadas encontram-se localizadas na região sul, onde ocorrem elevações e depressões, com altitudes que chegam a alcançar 800 metros na Serra dos Pacaás Novos, que se dirige de noroeste para sudeste e é o divisor entre a bacia do rio Guaporé e as bacias dos afluentes do rio Madeira (Jaci-Paraná, Candeias e Jamari).

    Ou seja esta totalmente na região sul. Em outas palavras inicia no noroeste e termina no sudeste.

  • Como prolongamento do Planalto Brasileiro em nosso estado no sentido sudeste-noroeste, as Chapadas dos Parecis e dos Pacaás Novos representam as maiores altitudes de nosso estado, que variam de 600 a 900 metros. A Chapada dos Parecis rondoniana é o prolongamento noroeste da chapada de mesmo nome no estado do Mato Grosso.

    http://rondoniaemsala.blogspot.com.br/search/label/T%29%20Relevo%20de%20RO.

  •  Pacaás Novos que fica localizado no MunicÌpio de Campo Novo de Rondônia, na região sul.