SóProvas


ID
665011
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Diversos tratados tiveram importância na definição de limites e no processo de povoamento da porção norte e oeste do Brasil. Um impulso no povoamento de Rondônia foi deflagrado pela construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
O contexto histórico dessa construção decorre diretamente doTratado de:

Alternativas
Comentários
  • assinatura do Tratado de Petrópolis (1903)
  • O tratado de Petropolis estabeleceu definitivamente as fronteiras entre Brasil e Bolívia, compensando a anexação do Acre por meio da cessão de pequenos territórios próximos à foz do rio Abunã (numa região próxima ao Acre) e na bacia do rio Paraguai, do pagamento da quantia de 2 milhões de libras esterlinas.

    Como a Bolívia perdeu, após guerra com o Chile, sua saída para o mar, dois artigos do Tratado de Petrópolis obrigaram o Brasil e a Bolívia a estabelecerem um Tratado de Comércio e Navegação que permitisse à Bolívia usar os rios brasileiros para alcançar o oceano Atlantico.

  • em 1903 assinado o Tratado de Petrópolis, com as seguintes condições acordadas:
    1ª A entrega do estado do Acre ao Brasil;
    2ª 2 milhões de libras esterlinas pagos a Bolívia;
    3ª 600 mil libras esterlinas pagas ao Bolivian Sindicate;
    4ª Brasil contruir a Estrada de Ferro Madeira Mamoré; e
    5ª a constução da ponte de Guajará-mirim a Guayará-mirin (assinada a assinatura do início das obras em 2010 pelo Lula).
  • Tratado de Tordesilhas – 1494 –a tal da linha reta imaginária dividindo o Novo Mundo entre Espanha e Portugal. 

    Tratadode Ultrech – 1715 – Devolve a colônia de sacramento a Portugal. Esta colôniaera considerada importante por espanhóis e portugueses, portanto foi invadidadiversas vezes. Portugal consegue esta acordo logo após a guerra de sucessãoespanhola, que era pretendida por vários  grupos, enfraquecendo, assim, aposição da Espanha na região.

    Tratado de Madri – ano 1750 – Firmado entre Portugal e Espanha. Objetivo: substituir o tratado de Tordesilhas, na prática não mais respeitado. Ponto importante do tratado foi não mais a utilização de uma reta como demarcação, mas sim o respeito a rios e montanhas. Consagrou o princípio do uti possidetis. 

    Tratado de Ayacucho – 1867 – antes o domínio boliviano se estendia até Humaitá (AM), abrangendo o Acre. O Brasil passava pela Guerra do Paraguai, precisava se aproximar da Bolívia. Aqui já se negociava a construçãode uma ferrovia. Como fruto de um acordo diplomático a Bolívia cede ao Brasil terras que hoje vão até o rio Mamoré. 

    Tratado de Petrópolis – ano 1903 –Firmado entre Brasil e Bolívia. Objetivo: por fim aos conflitos entre nordestinos residentes no Acre e Bolivianos, também dar uma saída para a Bolívia. Como fruto do acordo deveria ser construída uma rodovia para dar vasão a exportação dos produtos bolivianos, assim surgia a EFMM. Tratado de Ultrech –1715 – Devolve a colônia de sacramento a Portugal. Esta colônia era considerada importante por espanhóis e portugueses, portanto foi invadida diversas vezes. Portugal consegue esta acordo logo após a guerra de sucessão espanhola, que era pretendida por vários grupos, enfraquecendo, assim, a posição da Espanha na região.


  • QUESTÃO TENDENCIOSA COMEÇA FALANDO DEFINIÇÃO DE LIMITES NORTE E OESTE (TRATADO DE MADRI), DEPOIS PERGUNTA O QUE QUER... RESPOSTA CORRETA TRATADO DE PETROPÓLIS 1903


  • CARA SÓ PERGUNTA TENDENCIOSA. É COMPLICADO VC ACERTA. NO MINIMO A PERGUNTA TÁ ERRADA. NÃO TEM INFORMAÇÕES NENHUMA LIMITES:?????? TORDESILHAS OU MADRI

  • Gente o contexto que se baseia em relação a EFMM é o Tratado de Petrópolis (1903).

     

    Apareceu na questão o referido tratado, lembrem da construção EFMM.

     

    =)