-
Resposta Correta: Letra B
A Lei Geral da Demanda é uma relação inversa e proporcional entre a quantidade procurada e o preço deste bem.
A curva da demanda é inclinada negativamente devido ao efeito de substituição e de renda.
Há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem. É a chamada Lei Geral da Demanda. Essa relação pode ser observada a partir dos conceitos de escala de procura, curva de procura ou função demanda. A relação preço/quantidade procurada pode ser representada por uma escala de procura, conforme apresentada a seguir:
Alternativa de preço ($) Quantidade Demandada 1,00 12.000 3,00 8.000 6,00 4.000 8,00 3.000 10,00 2.000
-
Saindo um pouco do economês... o que a questão certa quis dizer é o seguinte: O preço de um bem quando aumenta, seguirá acompanhado de uma diminuição da sua demanda, isso se todos os outros agentes e bens permanecerem no mesmo estado de oferta x demanda x preço.
-
Questão muito mal escrita! Era pra ser simples, mas a banca fez a maior bagunça. Do jeito que está, a mais certa para mim é a letra E ("proporcional" engloba qualquer coisa, inclusive uma variação inversamente proporcional, tornando a assertiva correta).
-
A quantidade demandada de um determinado bem varia inversamente com seu preço, permanecendo constantes a renda disponível do consumidor e o preço dos demais bens.
Alternativa b
Alteração de preço se dá ao longo da curva de demanda, preço aumenta, quantidade demandada cai, portanto são grandezas inversamente proporcionais.
Tal interpretação é verdadeira, quando consideramos o conceito de coeteris paribus (todo restante permanecendo constante) para as demais variáveis.
-
Questão que poderia ser passível de recurso. A questão E seria a mais próxima, pois a Demanda não seria sempre negativamente inclinada, já que há por exemplo o Bem de Giffen no qual uma variação positiva de preço eleva a quantidade demandada (diretamente proporcional).
-
Ricardo, Bem de Giffen é exceção à lei da demanda. A questão não deu a entender que será "sempre inversamente proporcional". Ela apenas afirmou que será inversamente proporcional. Por isso, tem que ir pela regral geral mesmo.
-
A quantidade demandada de determinado bem varia na razão inversa da variação de seus respectivos preços, mantidas as demais influências constantes”. Ou seja renda e os demais preços dos bens.