SóProvas


ID
665803
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Rondônia abriga em seu território imensas reservas minerais, com destaque para um tipo de minério do qual o estado detém mais de 50% das reservas brasileiras, fundamentais para o desenvolvimento econômico. Esse minério começou a ser extraído na década de 1950, pormeio de garimpo que atuou até o início da década de 1970, quando o Governo Federal o proibiu, entregando essa exploração mineral a grandes grupos econômicos.
As reservas e a extração mencionadas referem-se ao seguinte recurso mineral:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra b) cassiterita.
    Vale a pena ficar sabendo que:

    Cassiterita em Rondônia
     

    Em 1958 foram descobertos os primeiros aluviões de cassiterita em Rondônia, nas áreas de seringais, dando início ao extrativismo mineral sob o regime de garimpo. Essa atividade induziu o fluxo de migrantes oriundos de diversos estados brasileiros, que se concentravam em Porto Velho e em alguns povoados que praticamente haviam desaparecido com a desativação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

    Ao lado do fluxo de garimpeiros também ocorreram ao Território, migrantes agricultores, e o governo criou novas colônias agrícolas em Porto Velho, implantadas até o final do ano de 1960. Infelizmente essas colônias não prosperaram, quer pela baixa fertilidade dos solos, quer pela impossibilidade de concorrência com o garimpo.

    Entre 58 e 70 toda a economia local se desenvolveu à sombra da exploração da cassiterita. Entretanto, em 31 de março de 1971, através da Portaria Ministerial nº 195/70, expedida pelo Ministério da Minas e Energias, ocorreu a proibição sumária da garimpagem manual, sob a alegação de que o garimpo tinha um percentual de aproveitamento reduzido e inviabilizava a exploração complementar mecanizada. Embasava-se na alegação de que a exploração mecanizada era economicamente mais rentável.

    A medida culminou com a remoção dos garimpeiros para fora de Rondônia, e privilegiou um reduzido número de empresas de grande porte, predominantemente multinacionais, o que, ironicamente, encerrou o Ciclo da Cassiterita, já que deixaram de circular riquezas locais e o resultado econômico da exploração passou a ser aplicado fora do Território.

    Entretanto, a exploração mecanizada do minério significou o primeiro impulso industrial no Estado, e Rondônia passou, no final da década de 70, a ser o maior produtor brasileiro, com 10.000 toneladas de cassiterita, representando 67,43% da produção nacional. Contudo, deve-se ressaltar que o mineral era exportado na forma bruta, sem qualquer beneficiamento industrial, além de se constituir num setor oligopolizado, o que acarretava limitação de emprego e de renda para o Território.
    Fonte: http://www.pakaas.net/geografiaderondonia.htm

  • Só para incrementar um pouco mais: Atualmente, o principal produtor da cassiteira é o estado do Amazonas.

  • GARIMPO BOM FUTURO (ARIQUEMES):

    "Com mais de 7% da reserva mundial do minério, a região em que o garimpo Bom Futuro está localizada é também a principal responsável pela extração da cassiterita, sendo que em Rondônia são produzidos cerca de 47% de toda a produção do país."