Técnica de Miller Winter:
Procedimento técnico que utiliza o princípio da dupla incidência onde é efetuado uma radiografia intrabucal periapical e uma radiografia oclusal com filme intrabucal. Esse método é utilizado para localizar qualquer alteração na região anterior e terceiro molar inferior, corpos estranhos e dentes retidos localizados no interior do osso mandibular, verificar a posição, localização no sentido vestíbulo-lingual e extensão dos processos patológicos.
Técnica de Clark:
A técnica de Clark, que baseia-se no princípio da Paralaxe, é a mais utilizada para a localização de objetos, patologias ou dentes não irrompidos na maxila. Idealizado por Clark, em 1909, esse método também é conhecido como deslocamento horizontal do tubo ou do deslizamento. O emprego dessa técnica serve para localizar elementos dentais inclusos, efetuar dissociação de condutos radiculares, e auxiliar na localização de fraturas radiculares e corpos estranhos.
Notem que o erro da alternativa B está no termo "lateral" visto que a técnica de Clark também mostra o posicionamento vestíbulo-lingual através do princípio da Paralaxe.
Técnica Lateral de Fazzi:
É indicada em casos de intrusão de dente decíduo a fim de verificar sua localização vestibulo-palatina e possivel comprometimento do germe do dente permanente. O acompanhante segura o filme periapical paralelo a linha baixada do centro da pupila da criança e perpendicularmente a comissura labial. O feixe de raios-x incide perpendicular ao filme.
Técnica Oclusal
Especificamente, o uso da técnica oclusal se aplica no exame de pacientes edêntulos, principalmente na pesquisa de raízes residuais, dentes retidos dentes supranumerários ou no estudo de grandes áreas patológicas ou anômalas,avaliação de sutura inter-maxilar em ortodontia e em todos os casos cujo exame periapical seria insuficiente para um informe mais preciso.
Principais indicações:
-Avaliação da região periapical dos dentes anteriores superiores, principalmente em crianças, como também em adultos, quando a execução da técnica periapical não pode ser realizada devido ao desconforto causado pelo filme periapical.
-Visualização de dentes caninos não-erupcionados, dentes supranumerários e odontomas.
-Pode ser utilizada como uma projeção central, quando utilizado o princípio de paralaxe, para determinar a posição vestíbulo-palatal de dentes caninos não-erupcionados.
-Avaliação do tamanho e da extensão de lesões como cistos ou tumores na região anterior da maxila.
-Avaliação de fraturas dos elementos dentais anteriores e do osso alveolar. Essa indicação é bastante utilizada em crianças que sofreram trauma, pela facilidade de se posicionar o filme reto na boca do paciente.
-Pesquisa de sialolitos nas glândulas salivares sub-mandibulares e avaliação de expansão óssea.