SóProvas


ID
66721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Arquivo é a guarda sistemática de informações que servirão de
base para pesquisas futuras. A esse respeito, julgue os itens que
se seguem.

A descentralização dos serviços de arquivo caracteriza-se pela manutenção, em mais de uma unidade organizacional, das atividades de guarda de documentos, de controle, de coordenação, de orientação e normativas.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia comentar o motivo da questão está erradative algumas duvidas =(Obrigado
  • Acredito que as atividades de coordenação, orientação e normativas com relação a documentação na organização não podem em nenhuma hipótese serem descentralizadas em uma organização.Tomemos por exemplo o setor de protocolo, mesmo que tenhamos unidades organizacionais distintas fisicamente, o setor de protocolo deve possuir um só controle de tramitação de documentos, independente de existirem protocolos em unidades separadas.As demais atividades de guarda, avaliação dentre outras na minha opinião podem ser descentralizadas.
  • Entendo que pode até haver uma descentralização dos serviços de arquivo(ex:arquivo corrente), todavia acredito que não exista para cada unidade organizacional orientações e normativas diferentes. Acho que o erro está ai.Abraço!
  • eu acho q o erro está em "a descentralização dos serviços de arquivos caracteriza-se pela manutenção" qnd a descentralização caracteriza-se em centralização do controle e descentralizaçaõ dos documentos de arquivose descentralização do controle e descentralização dos documentos do arquivo.
  • O erro está em dizer a a descentralização abrage o controle. Este é centralizado.
  • Vejo que o erro esta em mais de uma unidade organizacional, embora os serviços de arquivo de uma mesma unidade organizacional são eles decentralizados no campo da temporalidade ou seja corrente, intermediário e permanente na mesma unidade organizacional e não "em mais de uma"
  • Resposta na : http://64.233.163.132/search?q=cache:sK7Z6jXlkZ0J:www.scribd.com/doc/9107462/Arquivologia-questoes-comentadas+A+descentraliza%C3%A7%C3%A3o+dos+servi%C3%A7os+de+arquivo&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a"A descentralização implicará na existência dos Arquivos Setoriais (presentes em cada setor da instituição). Ocorre que as normas e atividades de controle devem ser centralizadas, a fim de uniformizar e padronizar a forma como os arquivos atuarão dentro da instituição."Questão baseada em Marilena Leite Paes, que, em seu livro, diz: “Para a elaboração do plano arquivístico devem ser considerados os seguintes elementos: posição do arquivo na estrutura da instituição, centralização ou descentralização e coordenação dos serviços de arquivo, escolha dos métodos de arquivamento adequados, estabelecimento das normas de funcionamento, recursos humanos, escolha das instalações e do equipamento, constituição de arquivos intermediário e permanente, recursos financeiros”
  •   Segue a definição de acordo com a apostila da VESTCON:

    "Entende-se por arquivo centralizado aquele que, além de reunir a documentação em apenas um local, centraliza também as atividades de controle dos documentos (protocolo). Já nos arquivos descentralizados, tem-se a reunião dos documentos nos diversos setores que compõem a instituição. No entanto, as atividades de controle devem ser centralizadas em apenas um local (protocolo). A definição quanto à centralização ou descentralização dos arquivos é uma preocupação apenas para a idade corrente, pois nos arquivos intermediários e permanentes a guarda é feita sempre de forma centralizada."

    Sendo assim a questão se torna errada porque não é possível a descentralização da fase de controle. Visando deste modo a padronização.Não obstante tal entendimento da apostila e de diversos autores renomados, já fiz uma questão do CESPE em que a banca considerou ser possível a descentralização da atividade de controle. Contudo, acho que a questão só não foi anulada por falta de recurso. Pois o posicionamento de que a fase de controle é insuscetível de descentralização é MAJORITÁRIA.

  • Da apostila Vestcon:
     
    Extensão da atuação do arquivo

    Quanto à abrangência de sua atuação, os arquivos podem ser setoriais, gerais ou centrais.
    Setoriais: são aqueles estabelecidos junto aos órgãos operacionais, cumprindo funções de arquivo corrente. Gerais ou centrais: são os que se destinam a receber os documentos correntes provenientes dos diversos órgãos que integram a estrutura de uma instituição, centralizando, portanto, as atividades de arquivo corrente. Pelo o que entendo, portanto => Para descentralizar é suficiente que os documentos tramitem em vários setores, cada um deles com seu protocolo e não como a questão indica, em unidades organizacionais diversas nas quais cada uma destas comportará funções arquivísticas compartimentadamente. 
  • Entende-se por arquivo centralizado aquele que, além de reunir a documentação em apenas um local, centraliza também as atividades de controle dos documentos (protocolo).
    Já nos arquivos descentralizados, tem-se a reunião dos documentos nos diversos setores que compõem a instituição. No entanto, as atividades de controle devem ser centralizadas em apenas um local (protocolo).
    Em ambos os casos (arquivos centralizados e descentralizados), a atividade de controle será sempre centralizada em um único local (protocolo).
    (Fonte: Arquivologia para concursos, Vestcon)

    O erro da questão  está na afirmativa de que há descentralização nas atividades de controle, sendo estas, ao contrário do que se afirma na questão, centralizadas.
  • - "A descentralização implicará na existência dos Arquivos Setoriais (presentes em cada setor da instituição). Ocorre que as normas e atividades de CONTROLE devem ser centralizadas, a fim de uniformizar e padronizar a forma como os arquivos atuarão dentro da instituição."
    Isso tá num resuminho aqui... nao tenho a fonte. parece que a questaodo "controle" é o tema dessa questao!
    bons estudos!
  • Questão do CESPE TIDA COMO CERTA NESSA MESMA LISTA DE EXERCÍCIOS: Os arquivos correntes e as atividades de  controle, como protocolo, podem  ser centralizadas ou descentralizadas. ?????????????? questão 138 desta lista, anatel 2008

  • Nas instituiçoes podem haver descentralização das atividades de controle (protocolo) e de arquivos.... Mas recomenda-se a criação de uma coordenação central, com com funçoes normativas e orientadoras.

    A questao diz que a descentralização é caracterizada pela manutenção das atividades: de guarda de documentos, de controle de coordenação, de orientação e normas em mais de uma unidade organizacional.
  •  A questão não é digna de anulação, o erro está em dizer que  as atividades de  coordenação,  orientação e normativas podem ser descentraliazadas. Isso não é verdade, mesmo que haja a descentralização para os orgãos setoriais, a coordenação deverá ser centralizada, é o exemplo do arquivo permanente que pode exercer essa função de coordenãção. (pag 40 do livro de Marilena Leite Paes). Já quando a questão fala de CONTROLE, ela se refere a atividade de PROTOCOLO dos arquivos correntes, que pode ser descentraliazada.
  • QUESTÃO ERRADA

    CENTRALIZAÇÃO/DESCENTRALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ARQUIVO


    Entende-se por arquivo centralizado aquele que, além de reunir a documentação em apenas um local, centraliza também as atividades de controle dos documentos (protocolo).
    Já nos arquivos descentralizados, tem-se a reunião dos documentos nos diversos setores que compõem a instituição. No entanto, as atividades de controle devem ser centralizadas em apenas um local (protocolo).
    Note que a definição quanto à centralização ou descentralização dos arquivos é uma preocupação apenas para a idade corrente, pois, nos arquivos intermediários e permanentes, a guarda é feita sempre de forma centralizada.
    ATENÇÃO!!! Em ambos os casos (arquivos centralizados ou descentralizados), a atividade de controle será sempre centralizada em um único local (protocolo).

    Fonte: Livro - Arquivologia para Concursos, Élvis Corrêa Miranda, Vestcon, 4ª edição, 2011
  • A Sra Isabel matou a questão.

    REVISANDO:

    1.critérios de descentralização:

    - centralização da atividade de controle ( protocolo) e descentralização dos arquivos ou

    - descentralização do protocolo e dos arquivos

    2. finalidade da descentralização: facilitar o fluxo de informações

    3.quem coordena a descentralização: é criado uma coordenção central

    3.1 o que a coordenação central faz: função normativa, orientadora e controlada. Escapando então a descentralização dessas atribuições

    questão dificil!


    Fabio
  • GABARITO: ERRADO
    A descentralização dos serviços de arquivo caracteriza-se pela manutenção, em mais de uma unidade organizacional, das atividades de guarda de documentos, de controle, de coordenação, de orientação e normativas. CORREÇÃO: DISTRIBUIÇÃO.
    Este item está errado, porque o serviço de arquivo continua a ser centralizado, mesmo que ele preste serviços em várias unidades organizacionais. O que determina o arquivo ser central ou regional, conforme denominação de Marilena Leite Paes, é a distribuição de atividades de controle de documentos, com as atividades de registro, trâmite, classificação, além de ter uma certa autonomia em relação ao órgão arquivístico competente para criar diretrizes e normas. Um órgão central pode criar e manter arquivos em várias unidades organizacionais, o que caracteriza bem a questão. Por isso, o item é Errado.
    http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=284754
  • Discordando dos posicionamentos anteriores e baseado no material do PdC de Davi Barreto e Fernando Graeff, a atividade de controle pode sim ser descentralizada, pois por esta entende-se o proprio protocolo (recebimento, classificação, registro, movimento e expedição).

    O que não pode ser descentralizado é a coordenação e parte normativa. Imaginem um arquivo em cada setor estipula suas normas procedimentais... não seria conveniente!

    abç
  • Ano: 2009 Banca: CESPE QUEST'AO  Os arquivos correntes e as atividades de controle, como o protocolo, podem ser centralizados ou

    descentralizados. CORRETA

    A descentralização dos arquivos correntes obedece basicamente a dois critérios:
    1. Centralização das atividades de controle (protocolo) descentralização de arquivos: Neste sistema, todo o controle da documentação é feito pelo órgão central de protocolo e comunicações, e os arquivos são localizados junto aos órgãos responsáveis pela execução de programas especiais ou funções específicas, ou ainda junto às unidades administrativas localizadas em áreas fisicamente distantes dos órgãos a que estão subordinadas.Esses arquivos descentralizados denominam-se núcleos de arquivo ou arquivos setoriais.
    2. Descentralização das atividades de controle (protocolo) e dos arquivos: O sistema consiste em descentralizar não somente os arquivos, como as demais atividades de controle, isto é, os arquivos setoriais encarregar-se-ão, além do arquivamento propriamente dito, do registro, da classificação, da tramitação dos documentos etc.Nesse caso, o órgão de protocolo e comunicações, que também deve integrar o sistema, funciona como agente de recepção e expedição, mas apenas no que se refere à coleta e à distribuição da correspondência externa. Não raro, além dessas tarefas, passa a constituir-se em arquivo setorial da documentação administrativa da instituição.

    Vale lembrar que a descentralização se aplica apenas à fase corrente dos arquivos. Em suas fases, intermediária e permanente, os arquivos devem ser centralizados, embora possam existir depósitos de documentos fisicamente separados.

    Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff