SóProvas


ID
667603
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre fundamentos de segurança da informação e programas maliciosos, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    Uma proteção de tela é um arquivo SCR, um executável.
  • A principal filosofia por trás de um trojan, por exemplo, é um malware que é executado junto com um programa muitas vezes útil ou interessante ao usuário.
  • SPYWARES: é um programa que tem por objetivo o monitoramento de atividades de um sistema e enviar dados ou informações coletadas para terceiros. Em geral, o Spyawres é utilizado de forma maliciosa, mas pode ser empregado para fins comercias ou lícitos;



    CAVALO DE TRÓIA: é um tipo de worm que se apresenta como um presente (ou mensagem atrativa), podendo alterar ou destruir os arquivos, bem como furtar senhas e outras informações pessoais, como número de cartões. Além disso, o trojan horse pode formatar o disco rígido de um compotador e copiar os arquivos armazenados.
  • um e-mail familiar pode conter spambot; abrir uma imagem de um spambot revela ao spam server que o seu e-mail é usado regularmente, o qual o torna alvo de novos spams
  • Adware é qualquer programa que executa automaticamente, mostra ou baixa publicidade, vírus, trojan, worm, spyware, keylogger, hijaker, rootkit e splitoff para o computador depois de instalado ou enquanto a aplicação é executada.

  • Alternativa 'a' errada:
    Arquivos contaminados podem ser disponibilizados via MSN. Geralmente são arquivos de fotos, com extensões de um executável,

  • E o Trojan pode ser considerado vírus?
    Porque que eu saiba o anti-vírus só detecta vírus..

    Alguém poderia me explicar?

  • Ana,
    O trojan é um malware, o  famoso C
    avalo de Troia que age como a lenda, entrando no computador e liberando uma porta para uma possível invasão pela internet.
    O Antivírus é um software responsável pela detecção, desinfecção e remoção de pragas digitais como vírus, trojans (cavalos de tróia), worms e qualquer outro tipo de código malicioso, não se limitando somente aos vírus como o nome sugere. Alguns antivírus também removem adwares e spywares. (http://www.linhadefensiva.org/faq/antivirus-antispyware/)
    Portanto a opção C está errada pois os trojans podem sim ser detectados por antivirus.

  • Ana, irei complementar o comentário do colega acima.
    Trojan horse (cavalo de troia) e vírus sao ameaças que a segurança da informação trata como Malware, ou seja, o cavalo de troia NAO é um tipo de vírus.
    Vírus:
    1. O vírus necessita de um hospedeiro, e se reproduz ou replica sozinho para outra arquivos similares.
    2. Geralmente acompanha um arquivo .exe ou .scr ou ainda outra qu possa ser executado.
    Trojan.
    1. Não se replica sozinho, tem como ação mais comum facilar o acesso de invasores, pois busca portas de comunicação abertas no computador do usuário.
    2. Pode estar contido em qualquer arquivo.



  • GABARITO B

    A: Errada, porque o risco de contaminação por meio de programas de troca de mensagens instantâneas é tão grande quanto por correio eletrônico.

    B: Correta, uma vez que por mais que a fonte seja conhecida, um simples anexo pode conter um software malicioso.

    C: Errada, já que os antivírus podem detectar pragas do tipo trojan.

    D: Errada, pois o spywares são é um tipo de software malicioso e não um tipo de programa antivírus.