-
cortocontundentes
(cortante e contundente) – é aquele que age mais pelo peso e pela violência de manejo, do que pelo gume; a lesão produzida é a cortocontusa; ex.:facão, foice, machado, enxada, dente etc
-
Acho que cortocontundente é o instrumento, neste caso os dentes...
A lesão é cortocontusa...
Questão mal formulada
Corrijam-me se eu estiver errado.
-
REALMENTE QUESTÃO MAL FORMULADA!!!
NÃO SERIA A LESÃO E SIM O INSTRUMENTO
A MEU VER PASSÍVEL DE ANULAÇÃO
ATENÇÃO!!!
A lesão que denomina o agente, não é o agente que denomina a lesão.
Não se deve confundir o nome do instrumento com a lesão.
Ex. instrumento cortante – ferida incisa
DICA:
Instrumento – sufixo ante, dente
Lesão – sufixo Isa(o) uso(a)
Lesão punctória – instrumento perfurante;
Lesão incisa – instrumento cortante;
Lesão contusa – instrumento contundente;
Lesão pérfuro-incisa – instrumento pérfuro-cortante;
Lesão pérfuro-contusa – instrumento pérfuro-contundente;
Lesão corto-contusa – instrumento corto-contundente.
Bons estudos!!!!
-
Vale lembrar que a dentada causa uma LESÃO PATOGNOMÔNICA, ou seja, a dentada causa uma lesão absolutamente característica que permite dizer qual é o agente vulnerante.
-
CORTOCONTUDENTE OU CORTOCONTUSA!!!!
Isso não é motivo para anulação.
-
MORDEDURAS
"Um exemplo bem peculiar dessas lesões corto contudentes, que se apresentam com carcteristicas próprias, é a mordedura ou dentada", produzida pelo homem ou por animais, atuam por pressão e secção.
Nesse sentido Genival V. de França.
-
O agente vulnerante é CORTOCONTUDENTE
a lesão é CORTOCONTUSA
-
O enunciado da questão fala em lesão, portanto questão cabível de recurso.
Instrumento Ação Lesão
Cortante Pressão Contusa Perfurante Percussão Puntiforme Cortante Deslizamento Incisa Perfuro-contundente Pressão + percussão Perfuro-contusa Perfuro-cortante Percussão + deslizamento Perfuro-incisa Corto-contundente Deslizamento + pressão Corto-contusa
-
A lesão é cortocontusa
Questão anulada
-
o agente vulnerante é cortocontundente, a lesão é corto conteusa.
-
Não poderia deixar de comentar essa questão. É um exemplo típico de como o ser humano quer encontrar todos os meios pra tentar se dar bem encima de seu erro no mundo dos concursos.Como disse um amigo abaixo, Cortocontundente ou cortocontusa não é motivo suficiente para anular a questão. Quem conhece o mínimo da matéria sabe que a forma 100% correta de a questão ser formulada seria ao invés de "lesão" ser colocada "agente vulnerante", mas espera ae gente.Quem sabia que a resposta correta seria "cortocontusa" só poderia marcar a questão que trazia "cortocontundente".Anular uma questão dessa seria beneficiar àqueles que não sabiam da matéria e prejudicar àqueles que conheciam o assunto ate ao ponto de saber que a respota mais correta seria "cortocontusa".Com certeza quem entra com um recurso nessa questão é porque não sabia do assunto, pois tenho certeza que não deixaria de marcar a questão "cortocontundente" mesmo sabendo que o enunciado não foi o mais correto.O que percebo é que sempre tem uma justiça para amparar quem perde , mas nem sempre há justiça para amparar quem ganha, quem fez por merecer.
-
Não sei se já comentaram isso, mas o tipo de lesão vai depender da região dentária.
Arriscaria dizer que se for uma mordida pelos dentes incisivos, a lesão seria cortocontusa.
Tratando-se de mordida pelos dentes molares, a lesão seria contusa.
-
Cortocontundente = Instrumento
CortoCONTUSA = Lesão
Essa questão deve ser anulada.
-
AQUI TEM A MESMA QUESTAO, PORÉM, COM GABARITO DISTINTO (CORTOCONTUSA)
-
INSTRUMENTOS CORTO-CONTUNDENTES
• Exemplos: mordedura ou dentada, foice, facão, machado, enxada, rodas de trem etc.
LUIS - QG
-
Lesão do Mike Tyson em Evander Holifield foi cortocontundente.
-
Tecnicamente, o gabarito está errado. O examinador confundiu o instrumento (cortocontundente) com a lesão (cortocontusa).
-
Características das lesões corto-contusas
Os ferimentos podem apresentar bordas nítidas e regulares, se o instrumento tiver gume afiado, ou irregulares com equimoses nas adjacências e muitas nos planos mais profundos, se o seu corte não for afiado, predominando, neste caso, o peso do instrumento e a força que foi aplicada.
Um dos tipos mais interessantes desses ferimentos é o provocado pela dentada feita pelo homem ou animal. Quando a dentada é leve, ficam apenas as marcas dos dentes alinhados na pele, mas as mordidas de animais geralmente provocam lesões mais graves e profundas acompanhadas de arrancamento de tecidos como nas orelhas, dedos, mãos etc.
-
Promotor Balboa tem razão. Croce, Delton Jr. (in Manual de medicina legal— 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012. P. 293)
“Classificação dos instrumentos mecânicos
Segundo o contato, o modo de ação e as características que imprimem às lesões, classificam-se os instrumentos mecânicos em: cortantes, contundentes, cortocontundentes, perfurantes, perfurocortantes e perfurocontundentes. Destarte, eles produzem, respectivamente, feridas incisas, contusas (e contusões), punctórias, perfuroincisas, cortocontusas e perfurocontusas.
Não existem instrumentos dilacerantes, contusodilacerantes, perfurodilacerantes, cortodilacerantes; dessa forma, não há de falar o perito em feridas dilacerantes, contusodilacerantes, perfurodilacerantes, cortodilacerantes, teoricamente produzidas por esses inexistentes instrumentos.
Desse modo, ferimento lacerocontuso nada mais é que solução de continuidade em meio a uma ação contundente, ou seja, ferida contusa.” (Grifamos)
-
A forma das feridas corto-contusas varia conforme a região comprometida e a intensidade de manejo, inclinação, peso e o fio cortante do instrumento. Destarte, sendo o corte afiado, preponderam as propriedades distintivas das feridas incisas; caso contrário, prevalecem, nos tecidos, as características próprias de um ferimento contuso.
O diagnóstico diferencial do dano corto-contundente far-se-á com as feridas incisas e com as feridas contusas - como por exemplo: machados, mordidas, foices, etc. - através de criterioso estudo das margens da lesão, sua profundidade, comprometimento dos planos subjacentes, órgãos e peças constitutivas do esqueleto, inclusive
-
O examinador ERROOOU ...
confundiu o instrumento (cortocontundente) com a lesão (cortocontusa).
-
Mesmo que o examinador tenha falhado na precisão técnica, vai por eliminação: qual a função dos dentes? Cortante + contundente....
-
lesão (cortocontusa) - mordedura
-
lesão cortocontusa segundo Genival França
-
Sobre a dúvida entre ser lesão cortocontusa ou perfurocontusa:
é uma lesão incisa e não perfurante porque há predomínio do comprimento sobre a profundidade!
-
basta lembrar do Mike Tyson quando arrancou parte da orelha do irmão com uma mordida...
-
Atenção PCRJ --> Wilson Palermo fala que uma lesão feita por dente, só será cortocontundente se causar uma lesão que faça um "rasgo" na parte tocada, caso seja somente uma equimose, será caso de uma lesão contundente.