SóProvas


ID
667846
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Na classificação médico-legal, a pedofilia é considerada

Alternativas
Comentários
  • Resposta : Letra a

    A pedofilia (também chamada de paedophilia erotica ou pedosexualidade) é a perversão sexual na qual a atração sexual de um indivíduo adulto ou adolescente está dirigida primariamente para crianças pré-púberes (ou seja, antes da idade em que a criança entra na puberdade) ou no início da puberdade.

    Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedofilia 
  • A parafilia é entendida como uma anomalia ou perversão da sexualidade caracterizada pela continua procura deexcitação sexual através de objetos não habituais ou de situações bizarras ou anormais. 
    É um termo que designa o anormal comportamento sexual que se verifica com pouca frequência na população ou que"viola" as normas e os costumes de uma determinada sociedade.

    As principais categorias deste tipo de desvio são a pedofilia, o exibicionismo, o sadismo e o masoquismo sexual, ovoyeurismo, o fetichismo e o frotteurismo.
  • Para França,

    Trata-se de desvio sexual caracterizado pela atração por crianças ou adolescentes

    sexualmente imaturos, com os quais os portadores dão vazão ao erotismo

    pela prática de obscenidades ou de atos libidinosos.

    O pedófilo identifica-se com seu pequeno companheiro e faz à criança o

    que ele próprio gostaria de experimentar, e muitas vezes é incapaz de assumir

    uma relação heterossexual normal. Significa, portanto, o regresso do indivíduo

    adulto à curiosidade sexual e ao comportamento de exploração da criança.

    Uma intensa ansiedade de castração, promotora de incapacidade de assumir

    relação heterossexual normal, afasta o pedófilo do parceiro sexual adulto. A

    proposta habitual do degenerado à criança ou ao adolescente imaturo é a masturbação

    mútua, o ofensor identificando-se com uma criança.

    Freud afirma ser a pedofilia a “perversão dos fracos e impotentes”, com

    muita propriedade, pois as ações por eles praticadas são de caráter masturbatório

    e exibicionista, com tendências narcisistas.

  • Para Genival Veloso de França, perversão sexual é a manifestação mais abjeta da sexualidade, cuja prática denota um compromentimento moral e psíquico muito grave. Em geral, toda perversão sexual depende de uma degeneração sexual mais ou menos grave.
    A pedofilia -  forma de perversão sexual - também conhecida como paidofilia, efebofilia ou hebefilia, é um transtorno da sexualidade que se caracteriza por uma predileção sexual primária por crianças ou menor pré-púberes.

  • Na 9° ed.(2011) de Genivaldo França o mesmo não traz esse conceito de perversão sexual.

    Pedofilia, também conhecida como paidofilia, efebofilia ou hebefilia, é um transtorno da sexualidade que se caracteriza por uma predileção sexual primária por crianças ou menores pré-púberes, que vai dos atos obscenos até a prática de atentados violentos ao pudor e ao estupro, denotando sempre graves comprometimentos psíquicos e morais de seus autores.

    estranho pois não tem mais atentado violento ao pudor mas é assim que está escrito la, rs.

  • Os conceitos q o joão e o sandro trouxeram não poderiam se identificar com a alínea "c"? 

  • parafilias/desvios sexuais/perversões

  • A pedofilia está entre as doenças classificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) entre os transtornos da preferência sexual, e tambémTrata-se de uma perversão, um desvio sexual, que leva um indivíduo adulto a se sentir sexualmente atraído por crianças.

    Deveria ter sido anulada, pois acredito que temos duas respostas como certa.

  • Pedofilia = Perverso,

  • Pedofilia, também conhecida como paidofilia, efebofilia ou hebefilia, é um transtorno da sexualidade que se caracteriza por uma predileção sexual primária por crianças ou menores prépúberes, que vai dos atos obscenos até a prática de atentados violentos ao pudor e ao estupro, denotando sempre graves comprometimentos psíquicos e morais de seus autores. 

  • Para Wilson Luiz Palermo Ferreira, pedofilia:"é o transtorno da sexualidade no qual há uma predileção sexual por crianças, que vai desde a simples prática de atos obscenos até o estupro (de vulnerável), o que faz nascer o interesse médico-legal".

  • As parafilias podem ser subdivididas como instintos desviados de um padrão de normalidade, que não geram a possibilidade de implicação na ordem penal (são os transtornos sexuais ou de identidade sexual) e aquelas com o condão de despertarem o interesse da ordem penal, sendo as perversões sexuais, que fogem demasiadamente do padrões de normalidade.

  • A alternativa a não é excludente da alternativa c.

  • Oxe a C também está certa...

  • Alguns autores citam transtorno, outros, desvio sexual. Acredito que a questão deveria ser anulado, a não ser que o edital trouxesse alguma literatura específica.

  • Questão deveria ser anulada

  • A pedofilia se enquadra no conceito de parafilia, como preceitua a medicina legal.

  • Questão loteria. Tive que escolher pela alternativa que me parecia mais repugnante, embora a C também esteja correta

  • A PERVERSÃO SEXUAL é a manifestação da sexualidade que gera MAIOR INTERESSE médico-legal, pois FOGE MUITO ao PADRÃO DE NORMALIDADE, o que pode gerar implicações de ORDEM PENAL.

    (Wilson Luiz Palermo Ferreira, 4ª edição).

  • A PERVERSÃO SEXUAL é a manifestação da sexualidade que gera MAIOR INTERESSE médico-legal, pois FOGE MUITO ao PADRÃO DE NORMALIDADE, o que pode gerar implicações de ORDEM PENAL.

    PEDOFILIA: é o TRANSTORNO DA SEXUALIDADE no qual há uma PREDILEÇÃO SEXUAL POR CRIANÇAS, que vai desde a simples prática de atos obscenos até o estupro (de vulnerável), o que faz nascer o interesse médico-legal.

    (Wilson Luiz Palermo Ferreira, 4ª edição).

  • De acordo com que traça Delton Croce, Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Legal, a pedofilia “é um desvio sexual caracterizado pela atração por crianças ou adolescentes sexualmente imaturos, com os quais os portadores dão vazão ao erotismo pela prática de obscenidades ou de atos libidinosos”. (CROCE, 1995).

    Etimologicamente, a pedofilia é separada por duas correntes, a originada pelo conceito da população, a qual inclui-se nesse contexto o crime sexual, e a médica, que adota a compreensão de uma perturbação que manifesta-se através da perversão sexual, um desvio de conduta que pode ser denominado como parafilias.